OnePlus 5 já pode testar a LineageOS 15 baseada no Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Android Oreo chegou em dia de eclipse e verdade seja dita, as novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, aqui na 4gnews.

Já podes testar o Android Oreo graças à LineageOS 15

Para além de anunciar o nome do novo Android a Google disponibilizou também todo o código fonte do seu novo sistema operativo (AOSP = Android Open Source Project) para que qualquer desenvolvedor (para além das construtoras), pudessem começar a trabalhar nas novas ROM's personalizadas ou custom ROM's, para adaptar as suas aplicações (Apps), ao novo Android Oreo, etc.

Agora, se já tens um smartphone OnePlus 5 poderás gostar de saber que o desenvolvedor ou programador de software "King_lilrowrow" já conseguiu transportar todos os aspectos essenciais da LineageOS baseada no Android Oreo para o OnePlus 5.

O que é a LineageOS 15?

O que é a LineageOS e porque é que me devo importar com ela? A LineageOS é a sucessora da CyanogenMod e, como tal, rapidamente granjeou um grande número de utilizadores. Aliás, esta é uma das ROM personalizadas (custom ROM) mais populares da atualidade.

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, TOP 10 com as melhores novidades e melhorias deste OS.

As novidades da LineageOS 15 baseada no Android Oreo:

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

LineageOS 15 para o OnePlus 5 ainda carece de desenvolvimento

Note-se que todos os pontos principais do smartphone estão a funcionar (wi-fi, bluetooth, telefone, conexão de rede, etc) aparentemente sem bugs ou erros.

Contudo, ainda não está estável o suficiente para uma utilização comum no dia-a-dia e só um utilizador mais avançado deverá tentar a sua instalação apesar de ser uma oportunidade para testar já as novidades do Android Oreo.

Mais ainda, para instalares estas novidades da LineageOS 15 no teu OnePlus 5 terás que desbloquear o bootloader, instalar uma TWRP Custom Recovery para poder instalar o pacote com o firmware. De qualquer forma, caso o queiras fazer tens o link aqui, em baixo:

Download Direto:OS 15 - compilação mais recente.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Este procedimento só deverá ser tentando por um utilizador experiente e ciente dos riscos para o seu smartphone. De qualquer forma é extremamente satisfatório ver a grande velocidade em que o novo software da Google está a ser adaptado e preparado para chegar aos smartphones mais cativantes de 2017.

Outros assuntos relevantes:

Google Drive deixará de funcionar em março mas já há alternativa oficial!

Xiaomi Mi Mix 2: vídeo do smartphone foi revelado antes da apresentação

Plus 5? Sabe tudo como participar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.