OnePlus 5 também vai receber o Face Unlock do OnePlus 5T, mas porquê?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O quão confortável estás tu com o Face Unlock, Face ID ou simplesmente o reconhecimento facial? Gostas de estabelecer contacto visual direto com o teu smartphone? Até mesmo lançar uns olhares ameaçadores ao teu OnePlus 5 ou OnePlus 5T. Está na altura de falarmos sobre o pragmatismo e popularidade destes mecanismos de reconhecimento facial.

Quando o co-fundador da marca, e, iPhone X, Huawei e Samsung Galaxy Note 8 – o que os une?

Com um leitor de impressões muito, muito rápido e com vários outros métodos de desbloqueio, o reconhecimento facial (Face Unlock) parece um mero capricho. Não tenho dúvidas de que encontrará alguns utilizadores mas, pelo menos até que a marca desenvolva um reconhecimento facial 3D, não será um recurso que pretenda utilizar.

Face Unlock será assim tão essencial no OnePlus 5?

Neste momento o Face Unlock é uma característica que só está presente no seu atual topo de gama, o OnePlus 5T. Trata-se, na prática, de uma versão muito simplificada do Face ID utilizado no Apple iPhone X.

Utiliza simplesmente a câmara frontal do dispositivo. É muito mais rápida do que até mesmo o Face ID mas é muito menos segura. Uma simples fotografia do teu rosto bastará para que alguém desbloqueie o teu equipamento. De momento, a Apple é das poucas construtoras a utilizar um mapeamento facial 3D com cerca de 300 pontos de reconhecimento.

Note-se ainda que a OnePlus não providenciou qualquer data para a chegada do Face Unlock ao seu OnePlus 5. Este dispositivo foi lançado no mercado em junho de 2017 e continua a ser um dos melhores dispositivos em circulação. O mesmo pode ser dito relativamente ao seu sucessor, o 5T. Este último foi lançado recentemente, em finais de novembro.

Entretanto este OnePlus 5 também já recebeu a atualização oficial para o Android Oreo. Contudo, o Face Unlock não faz parte da lista de novidades. Temos aqui tudo o resto desde o auto-preenchimento de formulários, o modo Picture-in-Picture e uma rapidez e velocidade de abertura de aplicações reforçada.

Costumas utilizar o Face Unlock no teu OnePlus 5T?

Em boa verdade, o Face Unlock pode trazer vários entraves legais à empresa chinesa. Existe uma certa pessoa, um certo CEO que não gostou nada de ver este Face Unlock no OnePlus 5T. Em causa está um conflito de patentes que poderá culminar numa litigação em tribunal.

Trata-se do senhor George Brostoff. Ele é o CEO e co-fundador da tecnológica SensibleVision. Trata-se de uma empresa que é responsável pelo trabalho e desenvolvimento de mecanismos de reconhecimento facial.

Desenvolvem também sistemas de reconhecimento biométrico para as mais diversas aplicações. Na prática, estudam e criam soluções de autenticação com base nos traços e características únicas de cada ser humano. A biometria.

Entretanto, tal como avançamos YouTube.

Face Unlock ou leitor de impressões digitais, qual o teu favorito para desbloquear o OnePlus 5

Faremos uma pequena interrupção agora no Natal. É tempo de aproveitar o tempo com a família e todos aqueles que nos são mais próximos do coração. Voltaremos em força, já em janeiro!

Não me interpretem mal, sou a favor de mais e mais funcionalidades para o consumidor.

Aliás, tudo o que puder facilitar o nosso dia-a-dia é sempre bem-vindo. Agora, incluir funções só porque estas estão na moda? Bem, se isto agradar aos utilizadores, nada contra!

Seja o Face Unlock do OnePlus 5T ou um simples carregamento rápido. Pequenas tecnologias que sempre são úteis. E apesar de considerar este Face Unlock uma simples "modinha", pelo menos a OnePlus não retirou o jack de 3.5mm a favor da "inovação".

E tu, planeias usufruir deste Face Unlock assim que ele chegar ao teu OnePlus 5? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção dedicada aos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

S9+ revelados em novas imagens e vídeo

Qualcomm – Snapdragon 845 já revelou o seu poder

é agora revelado em Branco

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.