OnePlus 5
Primeiro vislumbre do OnePlus 5 – Crédito: OnePlus

O OnePlus 5 é o smartphone mais aguardado do momento. Todo o hype, toda a comoção, expectativa, ansiedade em torno deste dispositivo Android tem causado um turbilhão de rumores e fugas de informação. Não vejo hora de terem fim. Felizmente, a pouco e pouco as peças do puzzle vão-se encaixado e está na hora de por os pontos nos “i’s”.

Este OnePlus 5 será apresentado no próximo dia 20 de junho e estará pronto para sair dos armazéns no dia 22 de junho. Entusiasmado? Ótimo, vamos ver tudo o que já sabemos sobre o flagship killer de 2017.

Vê ainda: Apple iPhone 8 marcará o 10º aniversário do iPhone

   

Estamos a escasso dias da apresentação do próximo topo de gama da OnePlus e jovem marca chinesa já começou a preparar o público para as novidades que se aproximam. Aliás, o smartphone já está em circulação, dentro de uma mala bem guardada. Alguns felizardos já puderam fazer o unboxing deste OnePlus 5 e as suas reações podem ser observadas em vídeo, no final do artigo. Agora, vamos recapitular tudo o que sabemos sobre este topo de gama tão aguardado.

OnePlus 5 – Características

Pode ler-se na imagem de topo, publicada recentemente pela própria OnePlus nas suas redes sociais, ” Câmara dupla, fotos mais nítidas”. Este é o slogan que pautará a câmara fotográfica do próximo flagship killer. Esta alcunha dada pela marca aos seus smartphone de gama alta é um referência direta à relação Preço/Qualidade que sempre caracterizou a construtora.

Partindo desta premissa, teremos uma câmara fotográfica principal com dois sensores de 12MP. Um deles será RGB e o outro P&B com laser autofocus e estabilização ótica da imagem, sem esquecer o flash LED. Teremos também uma câmara frontal de 8MP para todas as tuas selfies e video-chamadas.

Sabemos ainda, através da própria marca, que esta câmara foi desenvolvida em parceria com os peritos da DxO. Posto isto, será capaz de rivalizar com as melhores do mercado – Huawei P10 & P10 Plus, Galaxy S8 & S8+, Google Pixel e iPhone 7 Plus. Foi aqui, e na autonomia de bateria, que senti as maiores falhas nos OnePlus 3 e mesmo no OnePlus 3T o quesito da câmara fotográfica ainda não estava perfeito.

OnePlus 5
Suposto OnePlus 5

No interior deste OnePlus 5, escusado será dizer que será potente, que terá todas as especificações técnicas dignas de um topo de gama para 2017. Desde o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 835 com oito núcleos de processamento (4×2.35 GHz Kryo e 4×1.9 GHz Kryo) com a gráfica Adreno 540. Teremos ainda 6 ou 8GB de memória RAM e 64 /  128 ou 256GB de armazenamento interno. O esquema de memória (RAM e armazenamento) foi revelado pelo leakster @evleaks. O sistema operativo do OnePlus 5 será o Android 7.1.1 Nougat coma  interface (UI) Oxygen OS.

A sua construção será metálica e esperemos que desta feita seja mais confortável utilizar este smartphone com uma só mão. As linhas de antena estão localizadas perto das margens inferior e superior, tal como nos Huawei P10 e nos iPhone 7. Desta forma abdicaremos do carregamento sem-fios. As restantes linhas do equipamento sugerem um design mais elegante e ergonómico do que o antecessor, algo que me agrada particularmente.

Relativamente ao ecrã ou tela do OnePlus 5 teremos uma nova geração de painéis AMOLED, mais concretamente o Optic AMOLED. A nível de tamanho teremos 5.5 polegadas com resolução Quad-HD (1440 x 2560p). A relação entre tamanho e resolução da tela resultará numa densidade de 534ppi (pixéis por polegada).

Para finalizar as suas características, por muito potente, elegante ou robusto que seja um smartphone, se a sua bateria não nos der energia para pelo menos um dia de bom uso, nada vale. Posto isto, segundo as fugas de informação, o OnePlus 5 virá equipado com uma bateria de 3300mAh. Para além de uma boa capacidade, de acordo com um novo rumor, o OnePlus 5 poderá carregar totalmente a sua bateria em apenas trinta minutos.

Sim, chegar dos 0% aos 100% em apenas meia hora será algo fora do normal. Compensará a falta de carregamento sem-fios?

Expectativas para o OnePlus 5

O seu design, apesar de elegante e sóbrio, vai beber inspiração aos smartphones de Cupertino. Sobretudo em preto mate (fosco), o OnePlus 5 está mais refinado e estas semelhanças com os iPhone 7 não incomodam ninguém. Pelo lado positivo, o OnePlus 5 combinará com o novo iMac Pro em Cinza Sideral. O smartphone deverá receber o Android O pouco depois da sua disponibilização para o público em geral, tal como os seus antecessores mais recentes.

OnePlus 5
Crédito: OnePlus

Pela primeira vez estou ansioso por testar a câmara fotográfica deste smartphone. Veja-se a imagem e animação presentes no site oficial da OnePlus que simula o mecanismo de focagem manual de uma câmara fotográfica. A sua performance já sabemos que será impecável, seja com 6 ou 8GB de RAM, o mais provável é o utilizador final não notar qualquer diferença. Espero que este ano a bateria nos deixe mais satisfeitos e sem receio de chegar ao fim do dia sem energia.

Podemos esperar também um novo Powebank da OnePlus com tecnologia DashCharge (carregamento rápido). Por último, o OnePlus 5 também terá várias Style Swap Covers (várias capas) com vários acabamentos para proteger e personalizar o teu smartphone.

Preço do OnePlus 5

Por último – e talvez um dos aspectos mais cruciais – o preço do OnePlus 5 já foi alvo de uma fuga de informação. Para o mercado indiano o OnePlus 5 custará aproximadamente $515 dólares na sua variante com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Já a sua versão com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno (não expansível em ambos os casos), custará cerca de $590 dólares.

Este preço não deverá ser aplicado em todos os mercados mundiais. De acordo com a maioria das fugas de informação é previsto um aumento de preços para o novo smartphone face ao OnePlus 3T. Para 2017 esperamos que o topo de gama da marca custe cerca de $499 dólares ou €499 euros na sua versão base. Apesar do considerável aumento de preços, o OnePlus 5 continuaria a ser um dos smartphones com melhore relação Preço / Qualidade do mercado.

Quais são as tuas expectativas para este OnePlus 5? Qual seria o preço máximo que estarias disposto a pagar?

Outros assuntos relevantes:

Wiko Upulse capta fotografias com 52 Megapixéis

Asus Zenfone AR chega a 14 de Junho com 8GB de RAM!

Xiaomi Mi 5S e 5S Plus com Android 7.1? Só através do LineageOS

Viavia
Fontetrue-tech
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).