OnePlus 5 e Apple iPhone 8 Plus lideram o Top 10 da AnTuTu em outubro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O mês de outubro trouxe consigo vários novos equipamentos para o mercado dos dispositivos móveis e está na hora de averiguar as mudanças no Top 10 da AnTuTu. Esta é uma das aplicações, uma das plataformas de testes e benchmarks mais populares e já disponibilizou uma novo OnePlus 5T. Ambos com potencial para arrebatar o Top 10 e liderar no mês de novembro. Para já, podemos apenas analisar os dados de outubro. Aqui, vemos os dados recolhidos durante 31 dias com base nas pontuações de milhares de dispositivos.

O panorama é muito semelhante ao registado no mês de setembro. Temos novamente o Apple iPhone 8 Plus a liderar no lado do iOS. Em terceiro lugar e a liderar os dispositivos Android neste Top 10 da AnTuTu temos o OnePlus 5.

As regras da AnTuTu, que serviram de base a este Top 10 são muito simples:

  • A pontuação obtida por cada um destes equipamentos, deste o Apple iPhone 8 Plus, ao OnePlus 5 e todos os outros participantes. Cada ronda de testes pode apresentar algumas flutuações, sendo estes resultados, a média obtida.
  • Em segundo lugar, os dados foram recolhidos entre o dia 1 de outubro de 2017 até ao dia 31 de outubro de 2017.
  • Em terceiro lugar, os resultados reflectem a média obtida com base em pelo menos 1000 recolhas (1000 pontuações submetidas.
  • Por último, a versão da App utilizada foi a Antutu Benchmark V6.

Top 10 - Apple, OnePlus e os mais poderosos de outubro na AnTuTu

Olhando agora para os resultados. Com mais de 200 mil pontos, os novos Apple iPhone 8 Plus e Apple iPhone 8 reclamam para si o primeiro e segundo lugar deste Top 10, respectivamente. Mais uma vez. Vejamos as diferenças subtis nas pontuações e na ordem deste ranking.

Note-se a distância obtida sobre o OnePlus 5, o terceiro classificado. É notória a optimização que o sistema operativo iOS consegue proporcionar, fazendo o melhor uso possível dos recursos de hardware.

Aqui, mais uma vez, números não são tudo no que diz respeito às especificações. Nem mesmo os 8GB de memória RAM conseguem superar a perfeita harmonia entre o hardware e software presentes no Apple iPhone 8 e Apple iPhone 8 Plus. Por outro lado, por vezes o diferencial de RAM faz-se notar. Veja-se este teste de velocidade, em vídeo.

Sem desvirtuar os concorrentes Android, liderados ainda pelo OnePlus 5. Note-se que os smartphones com o sistema operativo da Google - o Android - conquistam 8 das 10 posições possíveis neste Top 10 da AnTuTu.

Apple iPhone 8 e os dispositivos iOS neste Top 10

Como já é hábito, a AnTuTu costuma providenciar também as listas separadas com as melhores performances agrupadas por sistema operativo, tanto para Android como para a alternativa iOS.

Posto isto, olhemos agora para os melhores dispositivos Apple - sem contar ainda com o iPhone X, sem grandes dúvidas, o próximo líder da AnTuTu para novembro.

Se os Apple iPhone 8 Plus e Apple iPhone 8 são dois smartphones extremamente poderosos. Contudo, até estes empalidecem perante o tablet iPad Pro de 12.9 polegadas, equipamento que prova o seu valor ao arrebatar todos os outros dispositivos da gigante de Cupertino.

Com 2306,869 pontos até mesmo o iPhone 8 Plus, com 21,7210 fica para trás. Note-se que ambos os novos smartphones da Apple utilizam o processador A11 Bionic. Temos melhorias na ordem dos 40 mil pontos sobre o iPhone 7 Plus que utilizam um SoC anterior, o Apple A10 Fusion.

OnePlus 5 e os Android mais poderosos na AnTuTu

Olhando agora para o Top 10 com os dispositivos Android mais poderosos da AnTuTu, todos eles utilizam o processador Snapdragon 835 da Qualcomm. A lista é dominada pelo OnePlus 5 com 181088 pontos. Seguido pelo Samsung Galaxy Note 8 (N950F)que utiliza o processador Samsung Exynos 8895. Este Galaxy ficou em segundo lugar com 178,079 pontos

Em terceiro lugar temos o HTC U11 com 177501 pontos. Em quarto lugar, o Nubia Z17 com 175,779 pontos. Este Top 10 sofreu várias mudanças face aos resultados de setembro. Contudo, o líder manteve-se isolado, o OnePlus 5.

As principais novidades do lado do Android são os Samsung Galaxy Note 8, particularmente o Samsung Galaxy Note 8 (N950F)que utiliza o processador Samsung Exynos 8895 e que ficou em sétimo lugar com 173,473 pontos.

OnePlus 5 em 1º, Nokia 8 em 5º lugar neste Top 10 de outubro

Já a sua variante N950U, com o Snapdragon 835 obteve 173,716 pontos, recebendo assim o quinto lugar neste Top 10. Sem esquecer o Nokia 8, com 175,335 pontos, em quinto lugar.

Com efeito, o novo topo de gama da marca finlandesa ocupa assim um lugar entre os melhores. A sua interface utiliza uma versão muito próxima do Android puro e sem dúvida que isto foi um factor preponderante para a obtenção desta pontuação.

Menções honrosas são devidas ao Xiaomi Mi MIX 2 com 175162 e o sexto lugar nesta tabela. Segue-se o Xiaomi Mi 6 em 8º lugar com 173444 pontos. A seguir vem o Samsung Galaxy S8 (G950F) com 172,727 pontos e o 9º lugar nesta tabela. O último classificado é o Samsung Galaxy S8+ (G955F). Com 172,607 pontos, fecha este Top 10 de outubro, na secção Android.

Podemos concluir que o processador Snapdragon 835 mostra o seu poderio, bem como o Apple A11 Bionic. Ambos os "corações" dos mais poderosos smartphones neste Top 10. Agora, esperemos mais umas semanas pelo próximo Top 10, já com o iPhone X e OnePlus 5T.

Os dados acima apresentados reflectem a mudança na performance ou desempenho dos smartphones em outubro de 2017. São apenas números. Não reflectem necessariamente uma experiência de utilização diária. Contudo, já nos permitem comparar diretamente um smartphone com o outro.

E tu, tens algum destes smartphones que dominam o Top 10 da AnTuTu?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

– Lista dos Samsung Galaxy com direito à atualização oficial

.0 Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.