OnePlus 5 - Android Oreo 8.0 chega oficialmente com a OxygenOS 5.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Perguntem a qualquer fã do OnePlus 5 aquilo que ele gostaria de receber pelo natal. Bom, sem contar com o OnePlus 5T, claro. A resposta seria quase unânime. Queremos o Android Oreo 8.0 na sua versão estável e global. Queremos a nova OxygenOS 5.0 com todas as novidades. Queremos o Oreo. Ponto final.

Ora pois bem, hoje é o primeiro dia de Natal e a OnePlus antecipou-se à data apontada (janeiro de 2018). Está a chegar uma nova atualização para este belíssimo smartphone Android. Está a chegar o Android Oreo 8.0 através da nova OxygenOS 5.0 na sua versão estável da UI (user interface) da marca. Pronta para aquecer o coração a todos os fãs deste smartphone. Pronta para dar uma nova vida. Nova cor. Novas funcionalidades ao antigo flagship da construtora chinesa.

Vê ainda: d

A OnePlus está a cumprir sonhos e desejos de natal. As novidades começam agora a chegar via OTA (over the air) a todos os utilizadores deste smartphone lançado em junho de 2017 e entretanto já descontinuado pela marca. Agora, todas as atenções estão postas no 5T no que à construção de novas unidades diz respeito.

Chegou a OxygenOS 5.0 com Android Oreo 8.0 para o OnePlus 5!

Esta nova atualização de software de sistema (firmware) chega após a segunda versão beta do Android Oreo 8.0. Versão essa que podem encontrar aqui, na página oficial da marca.

Esta última versão tinha chegado no dia 15 de dezembro. Agora, menos de 10 dias depois, a marca chinesa começa agora a disponibilizar a versão final. Estável e pronta. Para todos os utilizadores do OnePlus 5. Finalmente!

Se tens um OnePlus 5T a atualização também não deve tardar. Afinal de contas as diferenças entre ambos os dispositivos são mínimas a nível de software (e mesmo de hardware não são assim tantas). Portanto aguarda mais um pouco. O Natal ainda agora começou e a OnePlus parece estar com vontade de distribuir a sua OxygenOS 5.0 por todo o mundo.

OxygenOS 5.0 já está a chegar ao OnePlus 5 com muitas novidades!

Tal como em qualquer distribuição de atualizações via OTA, não tens que fazer nada. Rigorosamente nada a não ser esperar que chegue a notificação de atualização disponível.

Poderás também verificar a sua disponibilidade através das Definições - Atualizações do sistema - "Verificar se há atualizações". Caso já esteja disponível na tua região podes começar imediatamente a descarregar o novo pacote de novidades.

Pessoalmente tive que utilizar uma VPN (Canadá), para receber agora mesmo esta OxygenOS 5.0 no nosso OnePlus 5. Note-se que esta distribuição será gradual e faseada. Significa isto que poderás ter que esperar algumas horas ou até mesmo alguns dias até que o Android Oreo 8.0 chegue ao teu país ou região.

De qualquer forma será agora uma questão de tempo. A atualização começou a ser distribuída e veio antes do esperado. Será uma grande atualização que deverás descarregar através de uma conexão Wi-Fi. É um pacote de firmware que pesa mais de 1.5GB, como poderás compreender, é uma nova versão do sistema operativo.

Android Oreo 8.0 é uma ótima prenda de Natal para o OnePlus 5

A nível de novidades temos efetivamente uma grande lista. Começando pelas otimizações de desempenho e fluidez para a Shelf, a possibilidade de upload das fotos para o "Shot on OnePlus".

Já para a câmara em si terás uma nova interface para a aplicação. Novos efeitos para o modo de retrato e mais possibilidades para a geo-localização de fotografias. Também a velocidade e estabilidade desta aplicação (câmara), terá sido reforçada.

Encontrarás ainda novidades para várias aplicações. Desde o novo modo Paralelo que te permite ter, por exemplo, duas contas nas redes sociais no mesmo smartphone. Terás também uma nova função para o Relógio, melhorias na Calculadora (adição do histórico), entre outras.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube. Junta-te a esta comunidade cada vez maior de malta bem porreira!

Faremos uma pequena interrupção agora no Natal. É tempo de aproveitar o tempo com a família e todos aqueles que nos são mais próximos do coração. Voltaremos em força, já em janeiro!

Android Oreo 8.0 também já chegou ao OnePlus 5 da 4gnews

É sem dúvida uma excelente notícia. Pessoalmente estava a utilizar a OxygenOS Open Beta 2, a sua versão Beta com o Android Oreo 8.0 e senti um grande aumento na autonomia de bateria.

Toda a interface apresentava um novo aspecto, dominado pelos pontos para as notificações. No geral, esta nova versão está ainda mais fluída e visualmente apelativa do que a OxygenOS baseada no Android Nougat 7.0.

Podes descarregar este tutorial passo-a-passo de instalação.

Gostei particularmente do novo sistema de gestão das notificações. Algo que não apreciei, contudo, foi a instabilidade de algumas aplicações. Contudo, numa versão Beta é de esperar tais bugs. Algo que nesta versão estável e global da OxygenOS 5.0 já deverá estar corrigido.

No decurso dos próximos dias testarei afincadamente esta adaptação do Android Oreo 8.0 para o OnePlus 5. Caso encontre algum erro ou bug partilharei as minhas conclusões. Até lá, um Bom Natal!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia 2 submetido ao teste de resistência de JerryRigEverything

Samsung Galaxy S9 – estes serão os acessórios oficiais da Samsung

Xiaomi Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.