OnePlus suspende a atualização do Android Oreo para o OnePlus 5

Rui Bacelar
OnePlus 5 Android Oreo OxygenOS 5.0
Nota de interrupção da atualização no fórum oficial da marca

Depois de ter deixado muitos dos seus utilizadores bem felizes com a chegada do Android Oreo 8.0 antes do dia de Natal, a empresa chinesa interrompe agora a distribuição da OxygenOS 5.0. Em causa estarão severos problemas ou bugs nesta recente compilação de firmware. Agora, se tens um OnePlus 5 provavelmente terás que esperar mais um pouco. Mas não desesperes...

Em breve chegará a OxygenOS 5.0.1 para trazer novamente o Android Oreo 8.0 a todas as unidades que ainda não tivessem recebido as novidades. Resta saber qual foi o motivo em concreto que originou este cancelamento várias dias após ter tido início. Um bug genérico não nos convence.

Vê ainda: Huawei continua a crescer no segmento dos smartphones

Seja como for, de momento ainda não foram reveladas mais informações sobre o caso. Entretanto, a marca ja apaziguou os seus utilizadores através do seu fórum oficial. Agora, será uma questão de esperar um pouco mais até que todos os problemas estejam resolvidos.

Distribuição da OxygenOS 5.0 com o Android Oreo para o OnePlus 5 foi interrompida

Há algumas semanas atrás também a atualização coma OxygenOS 5.0 foi cancelada para os OnePlus 3 e 3T, tendo estes sido os primeiros dispositivos da marca a migrar para o Android Oreo. Na altura os seus utilizadores reclamaram junto do fórum os vários bugs que estariam a assolar esta versão do firmware.

Para estes dois dispositivos de 2016 a tecnológica chinesa já tinha lançado duas versões Beta Aberta com o Android Oreo 8.0 durante o mês de dezembro de 2017. Mesmo assim, este período de testes não terá sido suficiente para apurar todos os bugs, tendo alguns eventualmente escapado.

Desde lado o OnePlus 5 residente já recebeu, no dia 24 de dezembro, o Android Oreo. Com a OxygenOS 5.0 chegaram também todas as novidades desta nova versão do sistema operativo. Senti até mesmo uma melhoria na autonomia da bateria. Note-se que antes disso estava a utilizar a Beta aberta do Oreo (2ª compilação).

Confesso que não senti a presença, até à data, de nenhum bug grave. Gosteis particularmente da nova interface para a câmara fotográfica, a possibilidade de fazer upload de fotos com a marca de água Shot on OnePlus e sobretudo dos pontos para as notificações.

Resta apenas corrigirem a sinalização da chegada de email com o LED de notificações (ausente de momento) e até mesmo a adição do Face Unlock pode ser uma ferramenta útil, pelo menos para alguns utilizadores.

E tu, já tens o Android Oreo 8.0 no teu OnePlus 5 ou estás à espera da chegada da OxygenOS 5.0? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi dá-me um topo de gama com Android One da Google

Xiaomi Mi 5X Review – O smartphone que promete pelo preço

Apple substituirá a bateria em todos os iPhone 6 mas há um custo…

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.