Será o OnePlus 5 com 8GB de RAM muito mais rápido que o seu irmão?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Mais um ano, mais um equipamento da OnePlus com as melhores especificações do mercado. Controvérsias à parte no que respeita ao design do novo OnePlus 5, não nos é possível reclamar no que toca ao hardware que está no seu interior. Podemos, sim, interrogarmo-nos da necessidade de tantas especificações dentro de um smartphone.

Este novo OnePlus 5 foi apresentado em duas versões, nas quais praticamente todas as suas especificações se mantêm. Um ecrã de 5.5 polegadas AMOLED Full-HD, um processador Snapdragon 835 e uma câmara dupla na sua traseira, são algumas das especificações que se mantêm inalteradas relativamente às duas versões disponíveis para compra.

Vê também: Smartphone sem margens? A tendência de 2017 resume-se a este Top 5

Existem, no entanto, diferenças no que respeita aos seus esquemas de memória e colorações. De um lado temos um OnePlus 5 em Slate Gray com 6GB de RAM e 64GB de memória interna. Do outro temos uma versão em Midnight Black com 8GB de RAM e 128GB de RAM. E claro que não nos podemos ainda esquecer dos seus diferentes preços de venda.

Com todas estas especificações de topo, existirá uma grande diferença na performance entre estas variantes? Essa é a resposta que podemos retirar deste recente vídeo, no qual vemos ser testada, lado a lado, a rapidez das duas variantes existentes do OnePlus 5.

OnePlus 5 com 8GB de RAM não é assim tão mais rápido face à versão com 6GB de RAM

Como certamente saberás, a memória RAM tem efeitos apenas temporais. Quer isto dizer que toda a informação que a mesma armazena, não o é de forma permanente, sendo esta, mais cedo ou mais tarde, apagada. Com efeito, quanto maior for a sua capacidade, maior será a quantidade de aplicações que qualquer dispositivo informático será capaz de manter aberto simultaneamente.

Mas que efeitos práticos poderá ter isto na utilização diária para um utilizador do OnePlus 5? Pois bem, o vídeo que poderás ver no final deste artigo, mostra-nos que essa diferença não é assim tão significante.

Em ambos os equipamentos são abertas exatamente as mesmas aplicações. Até chegarmos aos jogos, não notamos diferenças nos tempos de carregamento das aplicações entre ambos os equipamentos. Já quando chegamos aos jogos, aplicações por defeito mais pesadas para qualquer dispositivo, já notamos uma pequena diferença.

Valerá mesmo apena optar pela compra de um OnePlus 5 com 8GB de RAM?

Já quando damos mais atenção à quantidade de aplicações que cada um consegue manter abertas em simultâneo, naturalmente que o modelo com 8GB de RAM leva alguma vantagem. Até por razões técnicas, tal como já expliquei anteriormente.

Agora, serão estas diferenças justificativa suficiente para gastares mais 60€ no modelo com 8GB de RAM? Isto irá depender, obviamente, de cada um. Em termos gerais, não creio que exista uma necessidade explicita em optar pelo modelo com mais quantidade de memória RAM.

Agora, se és um daqueles que gosta de ter o melhor do mercado nas mãos, então vai para o modelo com mais RAM. És mais adepto da coloração Midnight Black? Então tens mesmo de ir para os 8GB de RAM. Agora, se és daqueles que preza, em primeiro lugar, a relação qualidade/preço, então o modelo com 6GB de RAM é o melhor para ti. E acredita que ele não te irá deixar ficar mal.

Outros assuntos relevantes:

Motorola Moto G5S Plus vai ter dupla câmara e ecrã de maior dimensões

Samsung Galaxy On Max é Oficial: Um gama-média com câmaras de topo

Spotify começa a testar “modo de condução” para Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.