OnePlus 5 e 5T recebem o Projecto Treble com a OxygenOS Open Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os topos de gama de 2017, o OnePlus 5 e 5T recebem agora a mais recente versão da OxygenOS na sua versão de testes. Com efeito, a OxygenOS Open Beta traz a ambos os terminais o suporte para o Projecto Treble da Google, entre outras novidades.

O anúncio foi feito através do fórum oficial da fabricante chinesa, dando conta aos utilizadores interessados da disponibilização das novidades. Estas, chegam sob a forma da Open Beta 13 para o OnePlus 5 e Open Beta 11 para o OnePlus 5T.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9: Todas as tonalidades do próximo smartphone

São versões de testes e, como tal, não estarão perfeitamente estáveis ou aptas para utilização diária para todo e qualquer utilizador. Ainda assim, entre o leque de novidades está a inclusão - ou melhor o suporte - para o Projecto Treble da Google.

Temos também várias otimizações para garantir um desempenho cada vez melhor de ambos os terminais. Já sem esquecer as típicas correções de erros e imperfeições nas compilações anteriores.

Projecto Treble foi apresentado em 2017 pela Google

Este Projecto Treble foi apresentado durante a conferência Google I/O 2017. Consiste numa compartimentação (módulos) do sistema operativo Android. Algo que permite às fabricantes atualizar os seus dispositivos com maior periodicidade e que visa combater a fragmentação do sistema. Posto isto, o Projecto Treble é uma mais valia que está finalmente a ser implementada pela OnePlus nos seus modelos de 2017.

A mais recente versão do sistema operativo Android, apresentada em agosto de 2017, está presente em menos de 6% de todos os dispositivos. Isto mostra uma profunda e sistemática incapacidade e pouca vontade das fabricantes em atualizar os dispositivos.

OnePlus 5 e 5T suportam o Projecto Treble com a nova OxygenOS Open Beta

É aqui que entra o Projecto Treble. Separando o sistema operativo em componentes de raíz e de "superfície". Isto para que as fabricantes consigam atualizar a versão do sistema sem ter que configurar todo o conjunto (raíz e superfície) do software de sistema.

Para além desta novidade temos também outras adições à OxygenOS. Em primeiro lugar temos melhorias para o launcher da empresa. Temos também identificadores dentro da gaveta de aplicações como por exemplo as "novas instalações".

Poderás descarregar a nova OxygenOS Open Beta através da página de descarregamentos da OnePlus. A sua instalação (novo firmware) é manual.

Assuntos relevantes na 4gnews:

APad trará a característica mais cobiçada do iPhone X

Xiaomi MIUI 10 confirmada para todos estes smartphones

Google Play Store: Faz download da versão que corrige bug problemático

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.