OnePlus 3T já pode testar o Android Oreo através da HydrogenOS

Rui Bacelar

OnePlus 3T OnePlus 3 Android Oreo HydrogenOSO smartphone OnePlus 3 já tinha recebido via OTA e estava a testar uma compilação de firmware (software) de sistema baseado no Android Oreo ao abrigo do programa closed beta e agora estávamos à espera que o OnePlus 3T e OnePlus 5 também fossem incluídos neste programa de testes para os utilizadores mais entusiastas. Ora, eis que escapa a HydrogenOS já construída sobre o novo Android Oreo.

Vê ainda: Huawei Mate 10, na melhor versão, custará mais do que o Apple iPhone X

Infelizmente até à data ainda não tivemos notícias sobre a HydrogenOS (variante chinesa da ROM OxygenOS), baseada no novo Android 8.0 ou Android Oreo. Contudo, temos agora um grande leak ou vazamento do referido firmware já baseado no Android Oreo para o OnePlus 3T, mais concretamente a HydrogenOS por ser a ROM destinada ao seu país natal, a China.

Android Oreo já disponível para o OnePlus 3 e OnePlus 3T?

Depois de ainda há poucos dias ter recebido uma nova actualização para a sua OxygenOS com importantes melhorias de segurança como podem ler aqui, na 4gnews agora, ainda que não de forma oficial ou propositada, a marca terá deixado escapar o firmware baseado no Android Oreo para o seu OnePlus 3T que corre utiliza a ROM HydrogenOS.

Em bom rigor o OnePlus 3 já estava a testar as novidades do Android Oreo ao abrigo do programa closed beta sendo as principais novidades relacionadas com o OnePlus 3T que, caso queira, poderá testar o firmware destinado à China mas pessoalmente não to posso recomendar de consciência tranquila.

Para os programadores e desenvolvedores de software será, contudo, uma valiosa compilação de firmware pois poderão começar a trabalhar a partir daí para criar novas ROM's personalizadas (custom ROM's) baseadas no Android Oreo e de preferência com os serviços da Google como a Play Store e os Serviços Google Play já incluídos.

Eventualmente, a OxygenOS baseada no Android Oreo chegará a ambos os dispositivos

Mais uma vez, não recomendamos que os utilizadores do OnePlus 3T com a ROM OxygenOS instalada (virtualmente todos os dispositivos comprados fora da China) não instalem a HydrogenOS.

Esperem mais um pouco pelo lançamento oficial do Android Oreo ou por uma nova custom ROM. Não faltará muito e ficarão com um software mais estável e completo.

Contudo, se fores um utilizador experiente e sabes bem os caminhos e meandros das instalações (e se souberes voltar a instalar a OxygenOS) então poderás testar este firmware que hoje caiu em leak. Poderás seguir o breve tutorial que em seguida te deixamos:

Como instalar o firmware HydrogenOS no teu OnePlus 3T

Em seguida deixo-vos com um pequeno guia, um pequeno tutorial para auxiliar no processo de instalação do Android Oreo no OnePlus 3T de forma breve e sucinta, de preferência sem dores de cabeça para o utilizador.OnePlus 3 OnePlus 3T Android Oreo HydrogenOS

Volto a frisar de que este Android Oreo chega-nos através de um firmware chinês, da HydrogenOS. Dito isto, não terás a Google Play Store ou os Serviços da Google dentro desta compilação de software de sistema.

Contudo poderás simplesmente descarregar a APK da Google Play Store na sua versão mais recente, aqui.

Guia passo-a-passo:

  • 1º- Descarrega o firmware (.ZIP) com Android Oreo, aqui.
  • O ficheiro chamar-se-á "OnePlus-3T-Oreo-firmware-Android-8.0.0.zip" (2.06GB)
  • 2º-Extrai este firmware, obterás uma pasta chamada OnePlus3T_28_A.80_170918
  • Vai até essa pasta chamada OnePlus3T_28_A.80_170918 e executa o software MsmDownloadTool V3.0 ao dar um duplo clique sobre o ficheiro. Este software é concebido para te ajudar a instalar o firmware baseado no Android Oreo.
  • 3º- Desliga o teu smartphone.
  • 4º- Ao carregar na tecla Aumentar o Volume, liga o dispositivo ao teu PC Windows (certifica-te de que a ferramenta MsmDownloadTool está a ser executada na tua máquina).
  • 5º- A ferramenta MsmDownloadTool começará a instalar o firmware com Android Oreo no teu smartphone. Podes observer a barra de progresso e confirmar que tudo corre sem percalços.
  • 6º- Assim que a instalação estiver completa receberás a mensagem de "Download Complete".
  • 7º- Deixa o teu smartphone ligar-se, dá-lhe o tempo necessário, o primeiro boot (arranque) demorará algum tempo.

Necessitarás previamente de "root" no teu OnePlus 3T para instalar a HydrogenOS

Problemas? Caso a ferramenta MsmDownloadTool não consiga instalar corretamente o firmware no teu smartphone quando conectas o dispositivo ao PC enquanto seguras e pressionas a tecla Aumentar Volume então provavelmente terás que instalar o driver para que o teu PC reconheça o OnePlus 3T.

Para o procedimento de root poderás utilizar o SuperSU que, segundo os membros da comunidade XDA Developers estará a funcionar perfeitamente com a sua versão 2.82 SR4. De qualquer forma, se leste este artigo até aqui já saberás sem dúvida como conceder permissões root ao teu dispositivo.

Terás também que desbloquear o seu bootloader, tarefa que envolve mais algum trabalho e claro, instalar uma TWRP para poderes posteriormente flashar o ficheiro SuperSU para assim conseguir obter as permissões de raíz (root).

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu? Estás disposto a experimentar já este novo firmware baseado no Android Oreo para o OnePlus 3T? Lembra-te que também precisarás de conceder permissões root ao teu smartphone e, mais uma vez, procede por tua própria conta e risco.

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 Lite revela o seu preço e principais características!

Como gravar em 4K a 60fps no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X – Dica

Motorola Moto X4 com Android One lançado ao abrigo do Project Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).