OnePlus 3 e OnePlus 3T já receberam o Android Oreo na versão Beta

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Boas notícias para todos os utilizadores registados no programa de testes (Beta) da OxygenOS! A OnePlus ay Store

Por muito estranho que pareça, o mais recente topo de gama da marca, o OnePlus 5 ainda nem sequer está deu início ao programa de Beta aberta para o Android Oreo. Este programa dá acesso às novas compilações de firmware (software de sistema) aos utilizadores registado neste programas de testes.

Por norma as construtoras disponibilizam este programa de testes para os topos de gama mais recentes mas... a OnePlus é um caso à parte e decidiu mimar os seus utilizadores com um 3 e 3T. Nada contra.

Android Oreo chega aos OnePlus 3 e OnePlus 3T, ainda em Beta

Sabíamos que a marca chinesa estava já a trabalhar afincadamente na sua próxima versão da OxygenOS baseada já no Android Oreo após termos visto uma grande fuga de informação com a HydrogenOS funcional e já baseada no Android Oreo. Esta é a ROM destinada apenas ao mercado chinês, a equivalente asiática da nossa OxygenOS.

Note-se que neste momento ainda estamos à espera que todas as maiores construtoras do mercado mobile lancem as suas betas estáveis com o Android Oreo para os seus topos de gama.

Até à data ainda não vimos a Samsung, Huawei, LG, Motorola, Sony nem nenhuma delas a antecipar-se às demais portanto é de louvar o esforço e recursos que esta marca chinesa está a colocar para agilizar todo o processo de desenvolvimento de uma nova versão da sua ROM.

Passemos à acção e ao que importa. Se quiseres já podes descarregar esta atualização beta para o teu OnePlus 3 e 3T. É fácil, os links estão aqui em baixo e também te diremos como instalar estes pacotes de novidades.

OnePlus será uma das primeiras a atualizar os seus smartphones

Em primeiro lugar mentaliza-te de que estas versões da OxygenOS são compilações beta e, como tal, estão sujeitas à presença de um ou outro bug e instabilidade.

Pequenos erros e imperfeições que serão entretanto corrigidos até que todo o firmware esteja pronto para uma distribuição / lançamento global que trará o Android Oreo a todos os utilizadores destes aparelhos.

Aviso ainda que poderás sentir a tua bateria a cair rapidamente (battery drain) ao passo que outras aplicações vão certamente fazer um Force Close pois ainda não possuem suporte para o Android Oreo. Afinal de contas trata-se de uma beta, certo?

  • d 8.0 download – open beta 25

  • d 8.0 download – open beta 16

Esta atualização chegará também via OTA (over the air) para ambos os dispositivos mas terás que já estar a utilizar um firmware beta para receber a nova beta com o Android Oreo. Não é possível atualizar de uma OxygenOS para uma Beta via OTA.

Queres receber o Android Oreo (beta) via OTA?

É relativamente simples, caso queiras mesmo receber esta beta via OTA as chances de sucesso aumentarão exponencialmente se instalares no teu smartphone a última beta antes do Android Oreo. Portanto, para o OnePlus 3 seria a Open Beta 24 ao passo que no OnePlus 3T seria a Open Beta 15.

Com estas compilações de firmware instalado no teu smartphone as chances de receberes a notificação de atualização disponível via OTA aumentarão consideravelmente.

Podem ver pela imagem acima que o tamanho destes pacotes variará consideravelmente para cada um dos smartphones e isto deve-se ao facto de cada um deles estar a utilizar versões da Open Beta diferentes portanto não necessitas obrigatoriamente de estar na Beta 25/15 para receber o Android Oreo, mas ajuda.

As novidades do Android Oreo para o teu OnePlus

  • Sistema avançado de Snoozing para colocar aquelas Apps sedentas de bateria a dormir profundamente
  • Time-out para as notificações (notificações ficarão disponíveis por um tempo limitado a definir por ti)
  • Notificações terão crachás para mais facilmente as identificares.
  • Novos emojis para colorir as tuas mensagens.
  • Auto-preencheminto de vários formulários
  • Modo foto a foto na reprodução de vídeo
  • Reforço da segurança do sistema operativo

Fazes parte dos Beta Testers?

Se ainda não sabes quis são as novidades desta nova versão do sistema operativo da Google então podes consultar, YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O Android Oreo trará imensas melhorias de desempenho e estabilidade do sistema, mais até do que novas funcionalidades (apesar de estas existirem em bom número). Será uma atualização que apostará também na segurança do utilizador e na autonomia de bateria, um quesito que pode sempre ser melhorado!

Confesso que deste lado estou bastante ansioso para receber o Android Oreo no meu OnePlus 5.

Outros assuntos relevantes:

Samsung lança edição limitada Star Wars do robot aspirador POWERbot

Motorola – Evan Blass mostra-nos o novo Moto Snap Polaroid Insta-Share

Xiaomi Redmi 5, Redmi 5 Plus e Redmi 5A estão a caminho da Europa!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.