A irreverente marca chinesa está de volta com um novo smartphone Android. O OnePlus 3 foi o meu equipamento diário durante duas semanas e está na hora de conhecerem o veredicto final. Será que o OnePlus 3 merece toda a atenção que tem recebido? Depois de um OnePlus 2 que não conseguiu estar à altura das nossas expectativas será que este ano a OnePlus criou o smartphone perfeito?

Finalmente sem o irritante sistema de convites para adquirir o equipamento, o OnePlus 3 custa 399€ através do site da marca e, sendo enviado de armazém no espaço europeu, em cerca de uma semana, estará à porta de tua casa (sem controlo alfandegário).

   

Design e qualidade de construçãoOnePlus 3 4gnews1

OnePlus 3 apresenta-se como um smartphone sóbrio, adulto e com um corpo cuidadosamente esculpido a partir de um único pedaço de alumínio. Dito isto, por um lado facilmente o confundimos com um equipamento da HTC, Huawei ou até um dos novos iPhone’s e quem é que os pode censurar? O resultado final é um dispositivo elegante, com linhas cuidadas e extremamente agradáveis, pelo menos na minha opinião.

Em termos de tamanho (dimensões físicas) o OnePlus 3 pode ser utilizado com uma só mão, é bastante fino, com 7.3 milímetros de espessura e com um peso de 158 gramas bem distribuídas, o que nos dá a sensação de estar a pegar num equipamento bastante leve. Em suma, contrariamente ao que se possa pensar num equipamento com 5.5 polegadas, é possível utilizar este equipamento com uma só mão, apesar de ser mais confortável utilizar ambas para evitar que ele te escorregue.

Por último, este OnePlus 3 é um dos poucos smartphones que prefiro utilizar com as capas da marca, acho que complementam perfeitamente o design e a ergonomia do equipamento.

OnePlus 3 4gnews18Sendo construído em metal e com uma elegância inerente, sentimos que o OnePlus 3 aquece, especialmente com a conexão de dados e a localização GPS activa. Aqui, podemos sentir que todo o equipamento fica bastante quente (se bem que Braga no Verão não seja propriamente o local mais fresco). Adiante, mesmo os seus botões físicos, seja o On/Off (lateral direita), ao selector de volume e interruptor para as notificações (lateral esquerda), são bem construídos, com um bom clique, metálicos e facilmente localizáveis. A jovem construtora chinesa não poupou esforços em aprimorar o “feeling” e toda a qualidade de construção deste OnePlus 3.

No seu painel traseiro temos a câmara principal, as linhas para a antena, o microfone secundário, o flash LED (podes ativa-lo com o ecrã desligado desenhando um V) e o logótipo da marca. Na parte frontal temos, na parte inferior ao centro, aquilo que aparenta ser um botão central e que até funciona como tal. Contudo, é aqui que temos o seu leitor de impressões digitais e este é o sensor mais rápido que eu já testei, em menos de um segundo desbloqueia-te o OnePlus 3 e depois de configurares os dedos que quiseres, verás que é prático, rápido e fiável no dia-a-dia.OnePlus 3 4gnews8

Ladeando este botão central temos dois pontos retro-iluminados que sinalizam os botões de navegação (cuja ordem podes alterar nas definições), aliás, podes até desativar estes botões capacitivos, ativando os botões no ecrã. Por último, na parte superior temos a sua câmara frontal, os sensores (proximidade e luminosidade), para além do auscultadores e um discreto LED para as notificações. Importa ainda referir que este OnePlus 3 possui conectividade NFC e Dual-SIM, só fica mesmo a faltar a resistência à água e ao pó (certificação IP68).

As poucas queixas que lhe tenho a apontar neste departamento prendem-se com a textura do equipamento, sendo um pouco escorregadio e isto, aliado ao seu tamanho, poderá resultar em algumas quedas.

PerformanceOnePlus 3 4gnews 11

Equipado com um processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 820 tem 4 núcleos de processamento, 2 dos quais a 2.15 GHz e 2 núcleos a 1.6 GHz (Cortex-A53). Os gráficos estão entregues à Adreno 530 e com 6GB de memória RAM não há aplicação que não corra perfeitamente, para além de lhe dar bastante margem para aguentar alguns anos de utilização. A navegação entre menus, a alternância entre aplicações e utilização de aplicações é extremamente rápida, perfeitamente fluída e sem qualquer tipo de soluço.

O OnePlus 3 dará resposta a todas as tuas necessidades e correrá na perfeição qualquer tipo de aplicação, desde o Pokemon GO a vários jogos 3D, este OnePlus 3 é, provavelmente, o smartphone mais rápido que encontrarás no mercado, aqui fazem-se sentir os 6GB de memória RAM, podes deixar todas as aplicações abertas e ele continua a portar-se maravilhosamente.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.5 polegadas AMOLED
  • Resolução Full-HD 1080p com 401ppi
  • Processador Qualcomm Snapdragon 820, quad-core até 2.15Ghz
  • 6GB de memória RAM
  •  64GB de armazenamento não expansível
  • Bateria de 3000 mAh
  • Android 6.0 Marshmallow (Oxygen OS)
  • Câmaras de 8MP e 16MP

Todas as especificações do OnePlus 3

O sistema operativo do OnePlus 3 é o Android 6.0 Marshmallow com a interface da marca, a Oxygen OS, uma abordagem bastante fiel ao Android Puro a nível visual. Contudo esta interface acrescenta várias opções de personalização (Modo Escuro, Modo Noturno, Escolha da cor do acento), além de várias opções de produtividade e funcionalidades extra (Vista Ambiental, Ativação do ecrã por proximidade, a Estante, ativação da câmara e lanterna mesmo com o ecrã desligado ao desenhar um “O” e um “V”, respectivamente).

Relativamente a esta Interface a minha única crítica prende-se com o aspecto demasiado formal ou demasiado técnico e purista da Oxygen OS, especialmente quando a comparamos com uma TouchWiz (Samsung) ou Xperia UI (Sony), estas últimas bem mais envolventes, com um pouco mais de “vida”.

EcrãOnePlus 3 4gnews 4

O ecrã deste OnePlus 3 tem 5.5 polegadas, tecnologia AMOLED, resolução 1080p Full-HD com uma densidade de 401 ppi (pixels por polegada), estando protegido pelo vidro Gorilla Glass 4. As imagens tem bastante definição, as cores são extremamente ricas, ângulos de visão bons, regista perfeitamente o toque e o seu brilho é mais do que suficiente para uma utilização confortável, sem esquecer o modo noturno que filtra os tons azuis para uma utilização confortável à noite. Contudo, a visibilidade ao ar livre poderia ser melhor uma vez que é uma tela algo reflectiva.

Algo estranho no ecrã AMOLED deste OnePlus 3 é o equilíbrio e saturação de cores que tende a favorecer os azuis e restantes tons frios. Com algumas cores demasiado favorecidas, quase surreais e muito longe de parecerem naturais, confesso que inicialmente não gostei, nada, do ecrã deste OnePlus 3. Contudo, poderás ajustar o equilíbrio de cores nas Definições, para além de poderes escolher o modo RGB nas opções de programador, (para ativar as opções de programador vai a Definições- Sobre o dispositivo e pressiona repetidamente até te aparecer o aviso de que as opções de programador se encontram activas, depois retrocede para as Definições e encontrarás este novo menu).

OnePlus 3 4gnews 13

Pessoalmente, creio que ativando o modo RGB obtemos umas cores bem mais naturais e fieis, aqui o problema não era o hardware mas sim o software. Algo que felizmente já foi amenizado. De resto, é um ecrã bastante típico para os padrões de 2016 e apesar de já termos quase todos os topos de gama com uma resolução de ecrã Quad-HD, o preço deles é consideravelmente superior.

Câmaras: Fotografia e VídeoOnePlus 3 4gnews 5

O OnePlus 3 vem equipado com uma câmara principal de 16MP com abertura focal f/2.0, estabilização ótica da imagem (OIS), um sensor Sony IMX298 com um auto-focus bastante rápido e uma distância focal de 29mm. Esta câmara traseira é ligeiramente protuberante na sua traseira mas está revestida por vidro, portanto podes pousa-lo de costas sem grandes preocupações. Por último, temos também uma câmara frontal de 8MP para as tuas selfies.

Começando pela aplicação da câmara do OnePlus 3, a sua interface é bem simples, de aspecto limpo e abre muito rapidamente, seja ao clicar duas vezes no botão On/Off ou ao desenhar um “O” com o ecrã desligado. Esta interface funciona à base de “swipes” ou deslizes no ecrã para navegares entre os modos Lapso de Tempo, Câmara Lenta, Modo Panorama, Automático e um Modo Manual repleto de controlos sem, contudo, se tornar confuso.

OnePlus 3 4gnews 1

Relativamente aos resultados das imagens capturadas, temos um modo HDR (High Dynamic Range) que funciona bastante bem, regra geral a exposição da imagem é acertada, os detalhes são abundantes, mesmo em condições de baixa luminosidade (foto noturna), e apesar de, por norma, as cores terem uma boa saturação, temos situações, especialmente na fotografia interior, em que as cores tem pouca saturação, pouca vida e não me conquistaram. Contudo, 90% das fotos capturadas com este OnePlus 3 vão te surpreender pela positiva, detalhe, cor, exposição, pega no teu smartphone e regista os melhores momentos do dia-a-dia em fotografia!

Relativamente à câmara frontal de 8MP do OnePlus 3, os resultados são bastante bons e aqui não tenho qualquer queixa a apontar. As cores são acertadas, os detalhes estão todos lá, e podemos comparar esta câmara de selfies a todos os topos de gama do mercado. Em suma, as câmaras deste OnePlus 3 apenas me desiludiram um pouco nas fotografias em cenários de Interior ou com uma luz inconstante ou fluorescente, tirando isso, é sem dúvida uma câmara digna de um topo de gama.

OnePlus 3 4gnews9

Vê todas as fotografias com qualidade máxima AQUI

Por último, podes gravar vídeo em 4K Ultra-HD a 30 frames por segundo neste OnePlus 3 com bons resultados, todavia não excelentes. Senti que, apesar do sistema de focagem trabalhar na perfeição, bem como o ajuste da exposição e a conservação dos detalhes, mais uma vez, as cores perdem um pouco de expressão em várias ocasiões. Além disso, mesmo com estabilização ótica da imagem (OIS) e estabilização digital, estes dois mecanismos não funcionam harmoniosamente, dando um aspecto gelatinoso a algumas filmagens.

Em suma, apesar de nenhuma delas desiludir, a captura de fotografia é consideravelmente melhor do que a captura de vídeo no OnePlus 3, seja em 4K Ultra-HD ou em 1080p Full-HD.

AutonomiaOnePlus 3 4gnews7

O OnePlus 3 tem uma bateria de 3000mAh não removível e a sua autonomia não me surpreendeu, tampouco desiludiu. Temos aqui uma boa gestão da energia graças ao Android Marshmallow e o modo de poupança de bateria da Oxygen OS consegue esticar ao máximo os últimos 15 ou 20% de carga e não sentimos nenhuma queda abrupta na autonomia.

Na prática, com um uso moderado, algumas comunicações, um pouco de jogo, um pouco de YouTube, brilho automático e sem me restringir em qualquer tipo de situação, conseguimos atingir aqui um dia e meio de utilização . Contudo, para uma utilização mais intensa a sua duração será de 1 dia, nada mau tendo em conta o seu grande ecrã e poderoso processador. Obtive aqui uma média de 4 horas de ecrã ligado, resultados medíocres.

Por último, este OnePlus 3 vem equipado com a tecnologia de carregamento rápido, para além do carregador rápido já incluído da caixa. Em apenas meia hora consegui carregar cerca de 62% da sua bateria, carga suficiente para 1 dia de utilização moderada.

Concluindo, a sua autonomia é medíocre na melhor das hipóteses mas o carregamento rápido (DASH), é um grande alívio e veio nivelar a minha opinião.

ConclusãoOnePlus 3 4gnews6

Com uma qualidade de chamada muito boa, perfeita claridade de vozes em ambos os lados da linha (se bem que o volume podia ser um pouco mais elevado), o OnePlus 3 é um “kit” completo, forte em todos os pontos chave.Não é todos os dias que conseguimos comprar um topo de gama Android por 399€, desbloqueado, sem precisares de pontos de operadora, nem convites!

Será este o smartphone perfeito, será o OnePlus 3 o melhor Android que podes comprar? A resposta é um simples e rotundo não! Temos smartphones com melhor qualidade de construção, com melhor autonomia e com melhor câmara. Contudo, nenhum outro consegue oferecer tanto por tão pouco e aquilo em que porventura não é perfeito deixa-nos com uma pertinente questão. Será que compensa pagar (bastante) mais para termos uma câmara ligeiramente melhor, uma autonomia superior ou uma qualidade de construção tangencialmente melhor?

Em suma, esta jovem marca conseguiu criar aqui um autêntico topo de gama, com todos os ingredientes certos e na medida exacta para que o preço se mantenha extremamente competitivo. Sejamos sinceros, são 399€ que nos dão a sensação de ter comprado um equipamento de 700 ou mais euros.

Talvez queiras ver:

 

Pontuação 4gnews
Design
9
Qualidade de Construção
9
Performance
9.5
Interface
8.5
Ecrã
8
Câmara
8.5
Autonomia
8
Qualidade/Preço
9.5
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).