OnePlus 3 e OnePlus 3T vão mesmo receber a tecnologia Face Unlock

Carlos Oliveira
OnePlus 3 OnePlus 3T Face Unlock
OnePlus 3 e OnePlus 3T com Face Unlock em breve

OnePlus 3 e OnePlus 3T foram os topos de gama Android que a jovem empresa chinesa nos apresentou em 2016. Estes são dois equipamentos muito bem construídos e com uma qualidade geral de fazer inveja a muitos dos seus concorrentes. Agora, um ano e meio volvido sobre o seu lançamento, estes equipamentos preparam-se para receber a tecnologia Face Unlock da empresa.

Numa altura em que as varias tecnológicas estão a reduzir significativamente as margens dos seus ecrãs, novas formas de desbloqueio dos smartphones começam a surgir. Deixando de haver espaço na parte frontal do smartphone para a alocação de um sensor de impressões digitais, alternativas têm de ser pensadas.

Vê ainda: Google Play Store continha 63 Apps para Android promotoras de pornografia

Algumas marcas têm optado por transferir esse sensor biométrico para a traseira dos seus equipamentos. Outras, como é o caso da Apple, estão a olhar para o futuro e apostaram unicamente no reconhecimento facial no seu iPhone X. Já no caso da OnePlus, a marca decidiu optar pelas duas possibilidades.

Ou seja, com o lançamento do OnePlus 5T a marca não só introduziu a nova tecnologia Face Unlock como ainda transferiu o seu sensor de impressões digitais para a traseira do smartphone. A partir daqui a empresa quer dotar outros dos seus topos de gama com a mesma tecnologia.

Uma vez que ambos os modelos apresentados em 2017 partilham grande parte do seu hardware, foi algo natural que o 5 também recebesse o Face Unlock. Depois de este ter recebido oficialmente esta tecnologia a empresa olha agora para os OnePlus 3 e 3T.

OnePlus 3 e OnePlus 3T vão mesmo receber o reconhecimento facial Face Unlock

Os rumores já vinham a indicar esta possibilidade, mas agora temos a confirmação por parte de um alto representante da empresa. Carl Pei, co-fundador da empresa, anunciou numa entrevista à CNET que os OnePlus 3 e OnePlus 3T receberão o Face Unlock.

As palavras de Carl Pei foram simples e claras: "Não há motivos para retermos funcionalidades que podem ser facilmente implementadas." E de facto, não há mesmo, uma vez que a tecnologia Face Unlock utiliza apenas a câmara frontal do equipamento e o seu ecrã para iluminar a cara do utilizador, com o intuito de o autenticar.

Claro que este é um método muito menos seguro que o adotado pela Apple no seu iPhone X. Este faz uso de um reconhecimento facial 3D, com projetor de pontos e infravermelhos para a autenticação do utilizador.

Tal como sucedeu com o OnePlus 5, espera-se que os modelos 3 e 3T venham a receber esta funcionalidade com uma simples atualização de software. Tal poderá chegar dentro de dias aos utilizadores beta da OxygenOS e posteriormente, de forma oficial, a todos os detentores destes smartphones.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy X – Rumor indica que há dois smartphones para serem apresentados

Microsoft comercializará novamente o nostálgico Duke, o comando Xbox

Microsoft Edge – Nova atualização trouxe novidades ao Android Oreo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.