OnePlus 3 com nova atualização de firmware OxygenOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de ter chegado também aos modelos de 2017 a fabricante chinesa anuncia agora através dos seus fóruns oficiais a chegada de novidades para o OnePlus 3. Este smartphone lançado na primeira metade de 2016 já não é propriamente novo mas continua a ser extremamente poderoso. Agora, para o OnePlus 3 chega um novo firmware, uma nova versão da OxygenOS.

Seria também em 2016 que recomendaria este OnePlus 3 aos meus familiares e até à data, para além da bateria, sem queixas a apontar. Agora, para este antigo topo de gama está a chegar o novo firmware. Essencialmente a mesma OxygenOS que chegaria também ao 5T e ao 5 há poucos dias atrás. Caso estejas interessado, trata-se de uma compilação beta, versão de testes.

Vê ainda: Huawei P20 Lite. Já sabemos as características e preço deste Android

A próxima beta da OxygenOS, ou melhor o novo firmware, basear-se-á no Android Oreo 8.1. Para já, esta Open Beta 32 e 23 baseiam-se no Oreo 8.0. Chega assim através dos canais beta ou canais de testes. Já por outro lado, o OnePlus 3 tem neste momento a OxygenOS estável, na versão 5.0, baseando-se esta na versão Android Oreo 8.0 da Google.

Apesar de já não serem os modelos mais atuais da fabricante chinesa, a comunidade de programadores continua a suportar estes modelos. Aliás, seria o OnePlus e, juntamente com o 3T, os primeiros a receber a OxygenOS em finais de 2017. Agora, está na hora de experimentarem também o novo Android Oreo 8.1.

OnePlus 3 recebe novo firmware da OxygenOS Open Beta

Note-se que esta versão do sistema operativo da Google seria apresentada em dezembro último e traz poucas novidades face ao Oreo 8.0. Temos as novas etiquetas que mostram o sinal das redes wi-fi públicas e melhorias de segurança. À primeira vista não será uma grande atualização de firmware. Contudo, temos que considerar também a presença do pacote de segurança ou patch de segurança de fevereiro nesta nova Open Beta 32 para o smartphone OnePlus 3. Em seguida podemos também consultar a lista de mudanças oficial, o changelog. Apesar de curto, acaba por conter várias novidades bem-vindas.

Open Beta 32 traz o Android Oreo 8.1 com o novo firmware da OxygenOS

Apesar de as novidades do Oreo 8.1 serem poucas relativamente ao Oreo 8.0 isso não significa que não existam melhorias. Bem pelo contrário. Temos aqui novos gestos para atender chamadas quando recebes uma chamada. Com este novo firmware bastará levantar o OnePlus 3 para atenderes a nova chamada. Isto, a título de exemplo.

Temos também uma nova versão da aplicação da Galeria, agora na versão 2.5. Conta com um novo design no separador das coleções e mais algumas funções como a possibilidade de adicionar as "coleções" recentes. Temos também uma mão cheia das típicas optimizações de desempenho e fluidez para todo o sistema do smartphone OnePlus 3.

As mudanças e novidades chegam também à aplicação OnePlus Switch. Esta aplicação de migração e cópia de segurança de dados ainda é muito recente. Agora, recebe uma nova opção de migrar os dados das aplicações (dados de formulário, senhas, palavras-passe, etc). Será bem útil quando estás a migrar todos os teus conteúdos para um novo smartphone e não queres ter que passar tudo manualmente.

Firmware repleto de novas funções e melhorias para o OnePlus 3

Mais ainda, temos melhorias de segurança. Estas chegam dentro do novo firmware sob a forma do patch de segurança de fevereiro. Note-se que entretanto a Google já disponibilizou o patch de segurança de março. Mesmo assim, é sempre bom ver um reforço de segurança em cada novo firmware da OxygenOS.

Telefone – OnePlus 3

  • Adição do novo gesto para atendimento automático. Bastará levantar o smartphone para atender a chamada.
  • Roaming global suportado

Modo de Jogo na Open Beta 32

  • Galeria tem uma nova versão, a V2.5
  • Conta com um novo design para o separador das Coleções
  • Conta com uma nova função de ordenação e organização nas Coleções
  • Conta com uma nova função de recentemente eliminados nas Coleções

Sistema – Android Oreo 8.1 com a OxygenOS

  • Pacote de atualização (patch) de segurança de fevereiro de 2018
  • Correções gerais de otimização e fluidez em todo o firmware
  • Correções gerais de erros e bugs na OxygenOS

OnePlus Switch

  • Aplicação de migração para um novo equipamento com opção de backup e armazenamento de todos os dados das aplicações (dados de formulários).

Cumpre ainda mencionar que todo o firmware Open Beta da OxygenOS é mais susceptível a erros, bugs ou instabilidades. Não são versões prontas para o público geral. Trata-se de firmware de testes com novas funções onde poderão encontrar mais erros ao longo de todo o sistema.

Note-se ainda que, caso tenhas instalado um firmware Open Beta anterior, então receberás a notificação de atualização disponível. Esta chegará via OTA (over the air) e só terás que aceitar a sua chegada, download e instalação.

Caso estejas numa versão estável do firmware OxygenOS então terás que instalar manualmente a compilação Beta (Open Beta). Ao fazeres isto perderás todos os teus dados e ficheiros presentes no smartphone. Terás que voltar a instalar tudo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

660

LG G7 e G7 Plus deverão ser lançados em maio com preço mais alto

Xiaomi Redmi Note 5 tem um novo concorrente, o Lenovo S5

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.