OnePlus 3 e OnePlus 3T voltam à atualização sem Android Oreo?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A marca chinesa OnePlus mereceu vivas de louvor quando começou a disponibilizar a atualização para Android Oreo com a OxygenOS 5.0 para os seus OnePlus 3 e OnePlus 3T. Foi uma das primeiras fabricantes a fazê-lo e no final do mês passado ambos os topos de gama de 2016 já utilizavam o Android Oreo. Contudo, não demorou muito para que começassem a surgir os primeiros problemas.

Vê ainda: d na sua Play Store

Com efeito, apesar de a OxygenOS 5.0 ser uma versão estável - não Beta - com o Android Oreo, não tardou até que os utilizadores começassem a relatar alguns problemas. Desde falhas no volume até alguns erros ou bugs relacionados com a conexão de dados. Mesmo assim, nada nos preparava para o que estava prestes a acontecer. Acima de tudo, o consumo de bateria parece estar a ser grande falha apontada pelos utilizadores.

OnePlus 3 e OnePlus 3T, de volta para o Android Nougat?

A tecnológica chinesa terá aplicado um downgrade geral para os OnePlus 3 e OnePlus 3T de todo o mundo. Todos os utilizadores que estavam a utilizar o Android Nougat receberam a notificação de uma nova atualização disponível, o Android Oreo com a OxygenOS 5.0. Até aqui tudo bem.

Contudo, ao tentarem instalar a atualização de firmware (software de sistema), deram por si de volta ao Android 7.1 Nougat. Isto para os modelos que receberam esta atualização via OTA (over the air). Em boa verdade, nunca chegaram a sair do Android Nougat. O Android Oreo tinha desaparecido.

Adensando o mistério, podemos ver no fórum oficial da marca algumas queixas dos utilizadores. Estes relatam ter visto a notificação mas não a instalaram automaticamente. Pouco depois, a notificação de atualização disponível tinha desaparecido sem deixar rasto.

Entretanto um dos utilizadores conseguiu capturar dois prints que confirmam a existência desta atualização para o OnePlus 3 e OnePlus 3T. Como podem ver, estavam no Android Nougat 7.1 e tinham recebido a notificação de atualização para Android Oreo disponível. Algo que viria prontamente a desaparecer.

Android Oreo está a causar problemas no OnePlus 3 e OnePlus 3T

Alguns dos relatos dos utilizadores no fórum oficial demonstram o sentimento de confusão "Há mais ou menos três ou quatro dias, eu recebi a atualização para o Andorid Oreo por OTA, mas não fiz o seu download, isto porque estavam a relatar alguns bugs, lentidões etc. Então, fui verificar novamente esta manhã e o update para o Oreo por OTA no sistema havia desaparecido! É só meu smartphone, ou a OnePlus voltou atrás na atualização?" relata um dos utilizadores.

"O mesmo aconteceu comigo. Eu tinha feito metade do download, não o terminei, mas tive que desligar meu smartphone. Quando reiniciei, a minha atualização tinha desaparecido!" acrescenta outro utilizador da marca.

Em suma, para os utilizadores que ainda não tinham aderido ao novo Oreo 8.0, a notificação de atualização disponível desapareceu. Para os utilizadores que já estavam no Android Oreo, os relatos de erros e consumo excessivo de bateria são cada vez mais frequentes.

A OnePlus não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Contudo, posso confirmar que a unidade residente do OnePlus 3 não recebeu sequer a notificação de atualização disponível para Android Oreo.

Acompanharemos com atenção o desenrolar deste assunto. Alguém sentiu o mesmo "problema"?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung W2018 – A nova era para os smartphones de concha

prepara smartphone com display curvo de 180º para 2018

Gboard, o teclado da Google – Como ativar o modo de escrita Manual

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.