O OnePlus 15, apresentado no final de 2025, já conta com uma ótima taxa de atualização, mas um relatório recente especula que o próximo flagship da empresa alcançará um recorde entre as principais fabricantes globais, podendo chegar com um ecrã de 240 Hz.
A especulação vem da conta do X (antigo Twitter) OnePlus Club, que, como lembra o Phone Arena, tem um ótimo histórico de acertos nas suas divulgações, e afirmou que a empresa está a testar uma taxa de atualização “ultra-alta” de 240 Hz. Ainda que o post não faça menção a um dispositivo específico, se confirmada, a expectativa é que este upgrade esteja presente na próxima família de flagships da fabricante.
A conta no X especializada na OnePlus não é a única fonte que afirma que a empresa trabalha nesta atualização. O renomado informador Digital Chat Station (DCS) também disse que a marca está a avaliar taxas de atualizações ultrarrápidas, partindo de 200 Hz.
Este upgrade será realmente necessário?
Apesar de impressionante, será que esta atualização é mesmo necessária para os smartphones? Parte dos jogadores dirá que isto é uma mudança importante para o seu tipo de uso, mas no caso da maioria dos utilizadores, não parece que 240 Hz seja algo que possa transformar o uso diário nos smartphones.
Os principais smartphones topo de gama atualmente de marcas como Samsung, Apple, Google e Xiaomi, mantêm os seus grandes lançamentos com 120 Hz há alguns anos. A Apple ainda demorou para disponibilizar os 120 Hz em todos os seus modelos, sendo que a série iPhone 17 foi a primeira a contar com esta taxa de atualização em todos os dispositivos.
Atualmente, já existe um dispositivo com um ecrã de 240 Hz, mas ele pertence a uma marca pouco conhecida: o Aquos R10 da fabricante japonesa Sharp. Entre os modelos mais populares no mercado global com taxas de atualização altas está o próprio OnePlus 15, com 165 Hz, e o smartphone gaming ROG Phone 9 (e o 9 Pro) da ASUS, com 185 Hz.
Em outras notícias relacionadas com o OnePlus 16, outra especulação de Digital Chat Station indica que o smartphone também deve evoluir nas suas capacidades de câmara, podendo chegar ao mercado com um sensor de 200 MP. Saiba mais.
