"Ok Google" - desligar esta opção resolverá a lentidão nos Android Wear 2.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de vários utilizadores terem relatado severas lentidões nos seus relógios após a atualização para o Android Wear 2.0 era urgente encontrar uma solução. Vários relógios ficaram praticamente inutilizáveis e a simples tarefa de desbloquear o ecrã e fazer um slide revela-se penosa. Entretanto, a comunidade Yozakgg, descobriu como corrigir esta lentidão patológica. Comunicou prontamente as suas conclusões à comunidade XDA Developers e temos agora forma de resolver isto mesmo. Pois bem, o mal estava na deteção "Ok Google". Funcionalidade que obrigava o dispositivo a estar sempre alerta e ocupava grande parte dos seus recursos. O resultado? Uma constante lentidão dos dispositivos Android Wear.

Desativar o "Ok Google" resolverá o problema nos relógios Android Wear 2.0

As boas notícias? Qualquer utilizador pode resolver este problema. Não precisas de acesso root. Não precisas de qualquer permissão especial.

Ao início esta solução parecia apenas funcionar no relógio Huawei Watch 2. Agora, vemos que tal se aplica a praticamente qualquer relógio Android Wear 2.0 que esteja a sofrer deste mal. Felizmente!

Para resolver este problema nos relógios Android Wear 2.0 basta fazer o seguinte. Vai até às Definições - Personalização e depois navega até ao final. Aí encontrarás a opção de detecção Ok Google. Carrega nesse menu e desativa a deteção OK Google. Tal como é ilustrado pela imagem.

E basta isso. Ficará resolvido o teu problema de lentidão no relógio Android Wear 2.0. Não precisarás de acesso ADB, não precisarás de acesso root. Nada. Apenas ir às definições e desativar o serviço Ok Google. Isto vai impossibilitar o teu relógio de identificar um comando voz mas libertará bastantes recursos do teu relógio.

Desta forma, para fazeres uma pesquisa de voz terás que carregar no botão Power para ativar o microfone. Só assim conseguirás fazer um comando por voz. De resto nada é alterado no funcionamento do teu dispositivo Android Wear. Continuará a fazer tudo o resto a que estavas habituado.

Espera-se que a Google lance uma atualização para corrigir este uso excessivo de recursos. Entretanto, até que tal aconteça, esta pequena mas eficaz solução será sem dúvida a melhor alternativa.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ revelados em novas imagens e vídeo

Qualcomm – Snapdragon 845 já revelou o seu poder

é agora revelado nestas fotos em Branco

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.