Possivelmente, utilizas o WhatsApp no teu dia a dia. É uma das aplicações de mensagens mais populares do mundo e, ao que tudo indica, vêm aí mudanças na app. Uma das principais é a introdução de anúncios dentro da aplicação.
Tal como refere a Phone Arena, o anúncio foi feito pela Meta, empresa detentora do WhatsApp. Aparentemente, a aplicação vai passar a exibir anúncios em “Status” e “Canais”. Ou seja, pelo menos não terás anúncios a meio de uma conversa pessoal. Se conversas pessoais forem o único uso que dás ao WhatsApp, então é possível que não vás sentir esta mudança particularmente.
Mudanças que estão prestes a chegar ao WhatsApp
Fora a questão dos anúncios, as mudanças não se ficam por aqui. Uma das novidades é a “Assinatura de Canais”. Na prática, tens a possibilidade de subscrever o teu canal preferido, recebendo atualizações exclusivas. É de realçar que a subscrição é paga. Para além disso, também será mais fácil fazer um canal crescer.
Tal como acontece no TikTok, por exemplo, em que podes promover um determinado vídeo, o WhatsApp permitirá aumentar a visibilidade de um canal. Na prática, ao pagar um valor X, o alcance aumenta automaticamente.
Novamente sobre os anúncios, conforme explica o WhatsApp, no seu blog oficial, “vais poder encontrar novos negócios e começar uma conversa com os mesmos sobre produtos ou serviços que promovam no teu Estado”.
Nunca é demais mencionar que estas atualizações apenas vão ser englobadas na tab “Atualizações”. Por outras palavras, se apenas usas o WhatsApp para conversar, não vais sentir uma experiência particularmente diferente.
Como é feita a escolha dos anúncios?
Quanto aos anúncios, é possível que surja a questão: como é que o WhatsApp faz a triagem do que interessa e do que não interessa? Segundo a aplicação, serão usados alguns dados, como o país, a cidade, a língua, os canais que segues, entre outras informações, para te exibir anúncios relevantes.
Ainda assim, importa referir que o WhatsApp deixou a garantia que não usará as mensagens pessoais do utilizador para escolher os anúncios. Resta esperar para ver se a introdução de anúncios na app se fica por aqui ou se este é só o início.