A Apple acabou de intentar uma acção judicial contra a Mobile Star LCC depois de descobrir que esta empresa estava a facturar belas quantias ao vender acessórios Apple falsos, desde carregadores, cabos e tudo o que pudesses imaginar. Tudo com a nomenclatura "Acessório Apple oficial". Na prática, contudo, estes acessórios não passariam de cópias baratas. Em suma, vendia-se gato por lebre.

Vê também: Apple iPhone 7 Plus Review Português | O gigante da Apple

A empresa de Cupertino comprou várias unidades de cada acessório vendido pela Mobile Star LCC, testando mais de 100 cabos Lightning e carregadores que eram vendidos através da Amazon e, aparentemente, de origem oficial e aprovada pela Apple. Podem consultar os detalhes do processo na fonte do artigo (final do artigo) mas, como facilmente adivinharão, as conclusões a que a Apple chegou foram bem esclarecedoras! Os testes revelaram que 90% de todos os acessórios testados eram falsos, apesar de abundarem imitações por aí fora, aliás, qualquer pequena loja vende cabos lightninge carregadores mas aqui o problema era diferente. Por norma, quando algo está listado na Amazon como produto oficial o consumidor tende a acreditar (eu inclusive). Ora, a Amazon listava este produto como oficial, como produto original e isto é problemático, não só para a reputação da Apple como para a imagem da Amazon.

Assim que a Apple entrou em contacto com a Amazon e expôs a situação, esta terá revelado à gigante de Cupertino que a maioria dos cabos e carregadores eram fornecidos pela Mobile Star LCC sendo na sua maioria produtos contrafeitos, sem qualquer tipo de controlo de qualidade e com algum potencial de risco tal como incêndio ou electrocussão do consumidor.

Escusado será dizer que a empresa de Tim Cook está agora a solicitar uma providência cautelar que impeça a Mobile Star LCC de vender estes produtos falsos, para além da apreensão e destruição de todas as unidades em stock. Por último, a Amazon revelou à 9to5mac (via) que a sua política de tolerância zero para produtos falsos será aplicada e que perseguirá ferozmente qualquer vendedor que não esteja de boa-fé.

Talvez queiras ver:

Samsung Galaxy S8 com bateria LG?

Fotografias do novo Xiaomi Mi Note 2 confirmam o seu ecrã curvo

iPhone 7 explosivo põe um carro em chamas