Se és fã da sétima arte, então é bem possível que a altura dos Óscares seja uma das tuas favoritas do ano. Por isso mesmo, pode ser do teu interesse saber que, a partir de 2029, poderás começar a ver a gala mais importante do ano no mundo do cinema, a partir do YouTube.
Ou seja, o evento deixa de ser transmitido como habitual na ABC e passa a ser transmitido no YouTube. A informação foi avançada oficialmente pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, que deu conta do acordo firmado entre a própria academia e o YouTube. O protocolo é válido entre os anos de 2029 e 2033.
Nas edições de 2026 a 2028, a transmissão vai continuar a ser feita pela ABC. Assim, todos os espectadores poderão ver o evento de forma gratuita, em direto.
O que diz a Academia sobre o assunto?
A Academia já se pronunciou sobre o assunto e o primeiro a dar a cara foi mesmo o CEO. De acordo com Bill Kramer, “a Academia é uma organização internacional e esta parceria permitirá expandir o acesso ao trabalho da instituição para a maior audiência global possível, algo benéfico para os nossos membros e para a comunidade cinematográfica”.
Em comunicado conjunto com a presidente Lynette Howell Taylor, foi ainda referido: “esta colaboração vai aproveitar o alcance do YouTube e infundir os Óscares e os outros programas da Academia com novas oportunidades de envolvimento, sem perder o respeito pela nossa herança. Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de realizadores e oferecer acesso à história do cinema numa escala sem precedentes”.
Não deixa de ser curioso o timing em que isto acontece, também. Isto porque precisamente com os 100 anos da Academia, que foi fundada em 1927. A primeira transmissão do evento aconteceu no início dos anos 50 e, desde aí, sempre aconteceu na televisão: ou na NBC ou na ABC.
Assim, a Academia adapta-se às tendências atuais, em que o streaming é cada vez mais popular.