Oficial: PlayStation 5 vai receber funcionalidade muito aguardada

Bruno Coelho
Comentar

Esta quarta-feira é dia de boas novidades para quem tem uma PlayStation 5 ou PlayStation 4. Os utilizadores acabam de receber uma atualização com várias novidades, mas a mais sonante só chega nos próximos meses.

Em comunicado, a Sony confirma que o suporte para taxa de atualização variável (VRR) vai chegar à PS5 nos próximos meses. Esta será uma funcionalidade compatível com televisores e monitores de computador com HDMI 2.1.

Taxa de atualização váriável chega à PS5 nos próximos meses

O denominado VRR promete melhorar o desempenho visual dos jogos da PS5, ao minimizar ou eliminar artefactos visuais. Entre estes encontramos os problemas de ritmo de frames e também os arrastos no ecrã.

PS5

A jogabilidade em muitos títulos da PS5 passará assim a ser mais suave, e as cenas a renderizarem instantaneamente. Os gráficos serão ainda melhores, e o input lag é reduzido. Os jogos PS5 já existentes poderão ser totalmente otimizados para o VRR com um patch, e os futuros jogos poderão ter suporte para VRR no lançamento.

Os utilizadores poderão adicionalmente escolher aplicar o VRR a jogos PS5 que não o suportem. Esta funcionalidade vai melhorar a qualidade de vídeo em algumas jogos. Caso resulte em feitos visuais inesperados, podes desativar a funcionalidade a qualquer momento.

Como sempre, deves ter em conta que os resultados podem variar consoante a TV que usares e os jogos que estejas a jogar. A Sony promete revelar mais detalhes assim que o lançamento chegar, e quais os jogos que vão suportar o VRR através de um patch.

Esta é uma funcionalidade que deves esperar na tua PS5 dentro de alguns meses, e que vai certamente mudar a tua experiência em alguns jogos para melhor. Assim que ficar disponível, traremos todas as novidades.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.