Oficial: PlayStation 5 vai receber funcionalidade muito aguardada

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta quarta-feira é dia de boas novidades para quem tem uma PlayStation 5 ou PlayStation 4. Os utilizadores acabam de receber uma atualização com várias novidades, mas a mais sonante só chega nos próximos meses.

Em comunicado, a Sony confirma que o suporte para taxa de atualização variável (VRR) vai chegar à PS5 nos próximos meses. Esta será uma funcionalidade compatível com televisores e monitores de computador com HDMI 2.1.

Taxa de atualização váriável chega à PS5 nos próximos meses

O denominado VRR promete melhorar o desempenho visual dos jogos da PS5, ao minimizar ou eliminar artefactos visuais. Entre estes encontramos os problemas de ritmo de frames e também os arrastos no ecrã.

A jogabilidade em muitos títulos da PS5 passará assim a ser mais suave, e as cenas a renderizarem instantaneamente. Os gráficos serão ainda melhores, e o input lag é reduzido. Os jogos PS5 já existentes poderão ser totalmente otimizados para o VRR com um patch, e os futuros jogos poderão ter suporte para VRR no lançamento.

Os utilizadores poderão adicionalmente escolher aplicar o VRR a jogos PS5 que não o suportem. Esta funcionalidade vai melhorar a qualidade de vídeo em algumas jogos. Caso resulte em feitos visuais inesperados, podes desativar a funcionalidade a qualquer momento.

Como sempre, deves ter em conta que os resultados podem variar consoante a TV que usares e os jogos que estejas a jogar. A Sony promete revelar mais detalhes assim que o lançamento chegar, e quais os jogos que vão suportar o VRR através de um patch.

Esta é uma funcionalidade que deves esperar na tua PS5 dentro de alguns meses, e que vai certamente mudar a tua experiência em alguns jogos para melhor. Assim que ficar disponível, traremos todas as novidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi POCO F3 começa a receber a MIUI 13. Mas há um senão
  • WhatsApp: nova atualização traz novidade há muito tempo desejada
  • Xiaomi 12: aproveita a pré-venda até 31 de março com esta oferta
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.