Acabou de ser revelado um novo modelo de veículo utilitário desportivo (SUV) da Toyota. Neste caso, o novo modelo de sexta geração do Toyota RAV4, que está a ser apresentado como o mais seguro e eficiente de sempre já lançado pela marca.
Por enquanto, ainda não sabemos qual será a data oficial de lançamento. De qualquer forma, já vamos conhecendo algumas características relevantes deste modelo da Toyota.
As “specs” que já conhecemos do Toyota RAV4
Tal como avança a Razão Automóvel, o Toyota RAV4 tem feito bastante sucesso em todo o mundo. Tanto assim é que, só em 2025, tem sido o segundo carro mais comercializado do planeta. A sua nova geração chegará à Europa em versão híbrida plug-in e não plug-in.
No seu modo plug-in, sabemos que este automóvel conseguirá deslocar-se durante 100 km em modo totalmente elétrico WLTP. Sabemos ainda que a bateria de lítio é nova, passando agora para os 22,68 kWh: uma subida de 30% face à geração anterior.

Não foi só na bateria que se verificou um crescimento. Também a potência de carregamento deu um “salto” interessante, que faz com que seja possível fazer carregamento DC até 50 kW. Simplificando, dá para carregar dos 10% aos 80% em cerca de meia hora.
O carregador em versão AC consegue ir até aos 11 kW, chegando à carga total em 3 horas. Como refere o mesmo meio noticioso, ainda há detalhes específicos deste novo Toyota RAV4 2026 por serem divulgados. Contudo, acredita-se que a versão de tração integral terá potência combinada máxima de 304 cavalos.
Já no modelo híbrido plug-in com tração dianteira, é de prever que a potência não passe dos 268 cavalos. Resta mencionar ainda a versão híbrida que não requer carregamento externo. Esta ficará disponível com tração dianteira e potência que não ultrapassa os 183 cavalos.

O software deste carro da Toyota é um dos destaques
Consta ainda que a sexta geração do Toyota RAV4 vai ter o software como um dos elementos de destaque. Será estreada a plataforma Arene, que, segundo a marca, representará “o primeiro passo para veículos totalmente definidos por software“.
Graças a esta plataforma, o automóvel terá incluídos sistemas de segurança avançados, assim como ferramentas de apoio à condução. Entre estas, por exemplo, um assistente na mudança de via, detetor de veículos em rápida aproximação e sistema de pré-colisão.
Tudo indica que o novo automóvel da Toyota vai ser lançado no mercado durante o 1º trimestre de 2026. O preço é uma incógnita, nesta fase.