
A Netflix acabou de assinar um acordo histórico com a Sony Pictures, avaliado em cerca de 7 mil milhões de dólares. Sem surpresas, é um dos contratos mais valiosos de sempre no mundo do streaming.
O acordo em questão significa que, quando um filme da Sony for exibido no cinema, estreia depois em exclusivo no streaming da Netflix. Note-se que não é um modelo pioneiro, na medida em que já vamos vendo esta lógica funcionar noutras partes do mundo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, este tipo de distribuição já vai acontecendo. Espera-se que a implementação desta novidade vá ser feita aos poucos, ficando concluída a 100% em 2029, previsivelmente.
Como refere a Deadline, este tipo de acordo costuma ser apelidado de Pay-1. Pelo caminho, a Netflix vai também negociando a aquisição da HBO Max, plataforma de streaming pertencente à Warner Bros.
O que dizem a Netflix e a Sony?
Nas palavras da vice-presidente de Licenciamento e Estratégia de Programação da Netflix, os “nossos assinantes em todo o mundo adoram filmes, e dar-lhes acesso exclusivo aos filmes mais queridos da Sony agrega um valor incrível às suas assinaturas”.
Lauren Smith acrescenta ainda que “o impressionante catálogo de franquias icónicas da Sony, como Homem-Aranha: No Aranhaverso, e produções originais como Anyone But You, são populares entre o público americano, e agora estamos animados para expandir essa oferta para os nossos assinantes em todo o mundo”.
Do lado da Sony, o acordo também é visto com bons olhos. De acordo com Paul Littmann, vice-presidente executivo de Distribuição Global da Sony Pictures Television, esta parceria “destaca ainda mais a independência e a capacidade única [da Sony] para criar oportunidades significativas que beneficiam parceiros criativos, consumidores e parceiros de classe mundial”.
