
No continente europeu, os últimos meses foram de interregno para a Sony, no setor dos smartphones. Isto por causa do Xperia 1 VII, que deu bastantes problemas, desde reinicializações aleatórias, a desligamentos e não só.
Face à grande quantidade de casos destes, a marca decidiu suspender as vendas deste smartphone na Europa. A boa notícia é que a situação já se encontra resolvida e, a partir de 25 de agosto, as vendas irão ser retomadas.
O que diz a Sony sobre o assunto?
Perante o sucedido, a Sony publicou uma nota oficial, no seu website. Aqui, a marca explicou que várias unidades do Xperia 1 VII tiveram problemas, por causa de uma placa de circuito defeituosa. Como tal, os utilizadores afetados tiveram um programa de substituição gratuito.
Na prática, a Sony mudou a sua forma de fabricar os Xperia 1 VII, de maneira a que os problemas não se registassem de novo. A marca destaca ainda que tentou contactar “proativamente” os utilizadores afetados.
Recorde-se que a suspensão das vendas arrancou a 16 de julho de 2025. “Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes Xperia por qualquer preocupação ou inconveniente causado. Continuamos comprometidos em aprimorar continuamente a qualidade dos nossos produtos” - escreve a marca.
Sobre o Xperia 1 VII
Quanto ao telemóvel em si, este apresenta um ecrã LTPO OLED de 6,5 polegadas, com 120 Hz de taxa de atualização e proteção Corning Gorilla Glass Victus 2. Vem com o Android 15, permite 4 anos de atualizações e tem um processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite.
Ao nivel da câmara, apresenta uma configuração tripla traseira: principal (48 MP) + telefoto (12 MP) + ultralarga (48 MP). Apresenta estabilização ótica de imagem e consegue gravar vídeos a 4K. Tem também uma câmara selfie de 12 MP, capaz de gravar a 4K.
Resta mencionar a bateria de 5000 mAh, com carregamento a 30 W (fios) e 15 W (sem fios).