Oficial: Governo aprova redução nos preços das autoestradas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Governo anunciou uma medida que traz um alento significativo aos utilizadores frequentes de várias autoestradas do país, principalmente na região do Algarve e do Interior.

Com a aprovação de novos descontos pelo Conselho de Ministros, estas vias testemunharão uma diminuição de 65% nas tarifas-base a partir de janeiro de 2024. Isto representa um alívio de 30% face aos preços atuais.

Autoestradas abrangidas por esta medida

  • A22 - Algarve
  • A23 - IP e Beira Interior
  • A24 - Interior Norte
  • A25 - Beiras Litoral e Alta
  • A4 - Transmontana e Túnel do Marão
  • A13 e A13-1 Pinhal Interior

Notavelmente, esta redução é ainda mais significativa nas autoestradas Transmontana, Túnel do Marão e Pinhal Interior, que até agora não beneficiavam da redução existente de 50%.

Ana Abrunhosa
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros - 28 de setembro

Impacto positivo no orçamento dos utilizadores

Para perceberes o verdadeiro impacto desta medida, considera o exemplo de um trabalhador que faz a deslocação entre Portimão e Faro na A22 duas vezes por dia. Atualmente, esse trabalhador desembolsa 154 euros no final do mês.

Com a implementação dos novos descontos, este valor reduzir-se-á para 104 euros, resultando numa poupança anual de 600 euros. Cenários semelhantes são observados em outras vias. Na A23, entre a Covilhã e Castelo Branco, um trabalhador poupará 32 euros mensais, totalizando 384 euros anuais.

Na A25, entre Vouzela e a Guarda, a poupança mensal será de 52 euros, levando a uma diminuição anual de 624 euros nos gastos com portagens. Estas poupanças são extensivas a todos os veículos, sejam eles de transporte de mercadorias ou passageiros, que usufruirão da redução de 65% no período diurno e de 70% durante a noite.

Uma questão de justiça, segundo a Ministra da Coesão Territorial

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, salientou a importância desta decisão, sublinhando o compromisso do Governo em reduzir os custos nas autoestradas em territórios onde não existem vias alternativas de qualidade e onde o transporte público coletivo é escasso.

Esta redução nas portagens é, assim, vista como uma medida de justiça territorial, beneficiando regiões onde as alternativas são limitadas.

A conferência de imprensa do Conselho de Ministros contou com a presença de várias figuras governamentais, incluindo o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, e o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.

Os membros do Governo expressaram o seu compromisso em cumprir o programa governamental, destacando a necessidade de apoiar os territórios do interior e a Via do Infante.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.