Oficial: Google Assistant já fala em português de Portugal

Bruno Coelho
3 comentários

O momento pelo qual os fãs da assistente virtual da Google ansiavam, aconteceu finalmente. A Google Assistant já entende e fala português de Portugal de forma oficial.

A garantia foi dada por Austin Chang, diretor de produto da Google, à TSF. Segundo este, a demora em relação ao Brasil aconteceu pelo simples facto de se querer “prestar atenção não apenas à tradução, mas à localização”. Ou seja, perceber as formas de falar, e entender o nosso vernáculo e referências culturais.

Google Assistant

Assistente vai chegar aos utilizadores de forma faseada

Pelas redes sociais são vários os relatos de utilizadores que já estão a utilizar a Google Assistant em português de Portugal. No entanto, esta ainda não está disponível para todos. Como é habitual na Google, esta é uma implementação faseada, pelo que se ainda não tens a funcionalidade disponível basta esperares uns dias.

Ter a Google Assistant em português de Portugal pode ajudar-te a poupar algum tempo no teu dia. Marcar um evento no calendário vai ser tão simples como dares uns comandos de voz em sequência.

Ter um Google Home vai finalmente fazer sentido

Se és daqueles que já tens aparelhos inteligentes em casa que funcionam com a assistente (Google Home, por exemplo), a implementação da língua de Camões é um passo ainda mais importante. Vai permitir-te interagir com ela de forma muito mais natural.

Na app da Google no teu smartphone Android ou iOS, podes ver se a assistente já está disponível em PT-PT para ti. Para tal apenas precisas de ir às Definições, Assistente Google, e ver se o idioma já está disponível. Mesmo que esteja, o Voice Match – comandos de voz – pode ainda não estar ativado. Nesse caso terás de aguardar mais um pouco para que esta funcione de forma plena.

A Google Assistant é muito mais que uma forma de saberes que tempo está lá fora ou de ouvires uma piada. É um instrumento para fazeres uma chamada ou responderes a uma mensagem quando tens as mãos ocupadas, mas é também algo que pode ajudar a organizar a tua agenda ou a controlar outros dispositivos. E isto é apenas o começo.

Editores 4gnews recomendam:

3 comentários
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.