Nas últimas horas, a BYD lançou um novo veículo utilitário desportivo (SUV), na China. O lançamento aconteceu através da sua marca subsidiária “premium” Fang Cheng Bao: o modelo chama-se Tai 3 SUV e é o primeiro da linha Tai.
O novo carro da gigante automóvel chinesa foi lançado no mercado local com cinco variantes diferentes, duas delas com tração traseira. O preço arranca perto dos 16.100 euros e, nesta fase, ainda não é certo se chegará a outros mercados como Portugal, por exemplo.
Os principais atributos do Tai 3 SUV
Quanto ao carro em si, já conhecemos as suas principais características. De acordo com a CnEV Post, estamos perante um veículo de cinco lugares, com uma distância entre eixos de 2,74 metros.
O Tai 3 SUV tem dimensões de 4,60 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,72 metros de altura. Segundo a mesma fonte de informação, é o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) da Fang Cheng Bao, já que os dois existentes são híbridos.

Na versão de tração nas quatro rodas, tem uma potência combinada de 310 kW (110 kW no motor da frente e 200 kW no motor traseiro). Assim, tem a capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h, em cerca de 4,9 segundos.
Ao contrário desta, a versão com tração traseira tem um só motor elétrico com potência de 160 kW. Como já seria de prever, a sua capacidade de aceleração é inferior, chegando dos 0 aos 100 km/h em “apenas” 7,9 segundos.
Em termos de autonomia, a novidade é que tanto uma versão como a outra têm valores exatamente iguais. Cada modelo do Tai 3 SUV pode atingir até 501 quilómetros, ainda que as capacidades de bateria sejam diferentes.
A bateria é de 65,28 kWh para a versão com tração traseira, sendo que, para as variantes com tração nas quatro rodas, este valor é de 72,96 kWh. A versão mais avançada de todas chega aos 78,72 kWh, segundo a mesma fonte de informação.

O automóvel consegue carregar dos 30% aos 80% em menos de 20 minutos
Outro aspeto interessante acerca deste automóvel tem a ver com o tempo que leva a carregar. As suas especificações oficiais indicam-nos que leva cerca de 18 minutos para carregar dos 30% aos 80%. A potência de carregamento do automóvel é de até 237 kW.
Adicionalmente, tem ainda alguns recursos inteligentes da BYD. Um deles é o God’s Eye, o novo sistema de condução assistida da marca, que permite, entre outras coisas, conduzir um piloto automático.
Como dito ao início, ainda não sabemos se o carro vai chegar a Portugal ou não. O que é certo é que a BYD acabou de lançar uma nova marca na Europa: a Denza. Esta concentra todas as marcas subsidiárias da BYD na China numa só marca. Sendo a Fang Cheng Bao uma delas, a chegada do Tai 3 SUV é uma hipótese a ter em conta.