Depois de ser a primeira potência a conseguir uma alunagem no Pólo Sul da Lua, a Índia prepara-se para fazer história novamente,
O ministro da União daquele país confirmou que em outubro vão ter início testes para uma futura missão espacial tripulada que vão incluir o envio de um robô humanoide para o Espaço.
Testes começam já no mês de outubro
Na semana passada, a Índia fez história ao chegar à Lua e conseguiu ser a primeira potência a realizar uma alunagem bem-sucedida no Pólo Sul do satélite natural da Terra. Mas parece ter planos ainda mais ambiciosos.
Jitendra Singh, ministro da união do país confirmou que a Índia vai iniciar os testes de uma missão espacial com tripulação humana já em outubro. Uma das primeiras experiências do projeto Gaganyaan, como é chamado, vai colocar Vyommitra, um robô humanoide em órbita.
O mesmo ministro avançou ainda que depois desta fase de testes, o projeto Gaganyaan ganha outra forma e inicia a fase de enviar e fazer regressar a tripulação humana à Terra. Algo que deve acontecer já em 2024, avisa o membro do governo indiano.
Vyommitra foi especificamente criada para ser semelhante a um ser humano
A robô humanoide Vyommitra – o seu género foi definido como feminino – foi apresentada em janeiro de 2020 como parte do programa espacial indiano. O seu nome é uma conjugação das palavras indianas para espaço (Vyoma) e amigo (mitra), e é descrita como um robô meio humanoide, visto não ter pernas.
Este robô foi desenvolvido para viajar a bordo de um foguete e sobreviver a todas as provações causadas por um voo espacial. Este humanoide foi especificamente concebido para ser semelhante a um ser humano e consegue falar, ver e fazer expressões faciais.
Na fase de testes do projeto Gaganyaan que começa em outubro, Vyommitra vai executar tarefas específicas para a equipa terrestre analisar possíveis comportamentos da tripulação humana, quando for a vez de os astronautas seguirem para o Espaço.
De acordo com as informações divulgadas, Vyommitra vai conseguir monitorizar vários parâmetros do módulo, executar processo de suporte à vida, operar painéis, entre outras funções habitualmente desempenhadas por astronautas.
Editores 4gnews recomendam: