Depois de muitos utilizadores em todo o mundo começarem a fechar as suas contas no ‘X’, alegadamente por discordarem das posições mais recentes de Elon Musk e da sua ligação a Donal Trump, agora são os utilizadores do Reddit a promover o boicote a esta rede social.
Nas últimas 24 horas, dezenas de comunidades temáticas (ou ‘subreddits’) terão começado a bloquear os links para posts no ‘X’, num movimento que poderá chegar a milhões de utilizadores.
Por outro lado, centenas de outros subreddits discutem ativamente a possibilidade de adotar uma medida semelhante, o que poderá tornar este movimento exponencial.
Milhões de utilizadores envolvidos
Um dos primeiros ‘subreddits’ a promover o bloqueio de links para o ‘X’ foi o norte-americano r/newjersey, que conta com cerca de meio milhão de membros. “Que se lixe este gajo. Os links do X estão agora banidos do r/newjersey” - publicaram os mods do grupo juntamente com a polémica foto de Elon Musk a estender o braço, num post que já conta com mais de 65.000 ‘upvotes’.
De acordo com o Engadget, a posição do r/newjersey foi de imediato seguida por outras comunidades, algumas delas com milhões de membros: r/military (489 mil membros), r/comics (2,7 milhões), r/casualnintendo (184.000), r/spiderman (1 milhão), r/pcgaming (3,8 milhões), r/rupaulsdragrace (1 milhão), r/KingdomHearts (345.000) e r/therapists (142.000), por exemplo.
Além das atitudes de Musk, outras justificações para o bloqueio dos links do 'X' passam também pelas dificuldades em visualizar os posts sem ter sessão iniciada, pela profusão de bots, pela priorização de conteúdos de utilizadores pagantes e pelo ‘conteúdo sensacionalista’.
O Engadget refere ainda que outros ‘subreddits’ com centenas de milhar de membros estão também a ponderar medidas semelhantes, o que poderá gerar um movimento exponencial entre as próprias comunidades e os seus membros.
Bloqueio também tem opositores
Se muitas comunidades e respetivos moderadores no Reddit fazem questão de promover o bloqueio aos links que remetam para posts no ‘X’, há também ‘subreddits’ e moderadores que se mostram contra esta medida.
Por exemplo, o Engadget fala de um moderador do r/chess (1,6 milhões de membros), que afirmou que a proibição poderia gerar um “pequeno problema logístico” para esta comunidade:
“A infeliz realidade é que o Twitter é a fonte de uma grande parte do conteúdo do subreddit”, escreveram os 'mods' do r/chess, explicando que “uma proibição exigiria, portanto, algumas mudanças nas regras. Estamos abertos a sugestões, mas não podemos prometer nada neste momento.”
Outros moderadores de outras comunidades alegam razões diferentes para manter a publicação de links para o ‘X’, incluindo a garantia de que "as pessoas não estão a enviar capturas de ecrã falsas ou adulteradas”.