Os fãs da Microsoft certamente recordar-se-ão do Surface Duo, o último smartphone que a empresa lançou para o mercado. Infelizmente, este modelo não teve o sucesso desejado, o que levou ao seu cancelamento.
Se bem te recordas, este equipamento chegou ao mercado com o sistema operativo Android, mas esse não era o plano inicial. O plano seria lançar uma versão personalizada do Windows para este formato, mas infelizmente a Microsoft acabou por abandonar esse projeto em 2018.
Volvidos todos estes anos, os aficionados da tecnologia podem finalmente conhecer um pouco deste software. Uma versão inacabada do Andromeda OS foi recentemente disponibilizada e isso permite-nos ficar a conhecer um pouco do que a Microsoft planeou.
Andromeda OS pode ser instalado num Surface Duo
Infelizmente, apenas os detentores de um Surface Duo podem experimentar este tesouro descoberto da Microsoft. A versão do Andromeda OS disponibilizada por Gustave Monce resulta de uma compilação pós cancelamento do projeto, o que significa que está inacabada.
Graças aos nossos colegas da Windows Central, é possível recolher algumas imagens desse software e perceber um pouco do seu funcionamento. A versão em causa conta com componentes clássicos do Windows como o Menu Iniciar e a Cortana, que é possível aceder com um deslize desde a esquerda ou a direita do ecrã.
Por defeito, todas as aplicações abrem no ecrã esquerdo do Surface Duo, mas os utilizadores podem movê-las para onde quiserem. O multitasking é intuitivo, com a aplicações a movimentarem-se pelo espaço disponível sempre que necessário.
Como seria de esperar, os relatos dão conta de um software muito instável, não fosse esta uma versão de testes. Monce afirma que está a trabalhar para tentar resolver alguns dos problemas relatados para melhorar a estabilidade geral do software.
Uma versão para entusiastas e não para uso diário
Como nos é dito pela fonte, esta versão do Andromeda OS serve para satisfazer a curiosidade dos fãs do Windows Phone. A sua instabilidade torna-o pouco recomendável para uso diário, além de que a sua instalação no Surface Duo irá apagar todos os dados presentes no smartphone.
É com algum saudosismo que assistimos a esta inusitada aparição do Andromeda OS, como um vislumbre do que poderia ter sido o futuro do Windows Phone. Nunca saberemos qual o nível de sucesso que esta abordagem poderia ter tido junto do mercado.
Sugestão 4gnews
O seu período de avaliação Premium terminouO seu período de avaliação Premium terminou
