O Triunfo da Futilidade vs o novo Motorola Moto E

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Tu que estás a ler este artigo, para que usas o teu smartphone com mais frequência? Comunicação, multimédia, fotografia (selfies), entretenimento? Facebook?

A aversão da Motorola à cultura de consumo desenfreado e preços inflacionados não é nenhuma novidade mas com a apresentação do Motorola Moto E 2ºgen, o teor desta repulsa acabou de subir de tom.

Pelas palavras do seu COO, Rick Osterloth, refuta completamente a noção estabelecida de que somos obrigados a pagar um preço premium para ter uma boa experiência de utilização e fruição de um smartphone.

Relacionado: Motorola Moto E 2ºgen (2015)- Todas as especificações

"Nós concebemos o Moto E segunda a ideologia de que as pessoas não deveriam ter que pagar imenso para estar conectado com o mundo e usufruir de tudo o que ele tem para oferecer. Portanto, fizemos o que as outras marcas não estava a fazer com os seus dispositivos mais acessíveis. Incluímos um bom design, boa engenharia, qualidade de construção e um bom software. Além disso, proporcionamos igualmente, um bom atendimento ao cliente além das actualizações de software que continuam a ser fornecidas muito depois de teres comprado um dos nossos terminais. Isso sim, é uma óptima relação qualidade preço. E é isso que torna o Moto E diferente", palavras de Rick Osterloth, COO da Motorola.

Palavras bonitas e revestidas de razão mas até que ponto surtirão efeito numa sociedade tão viciada em ostentação, uma cultura de "Maria vai com as outras", a eterna procura de superar o vizinho e comprar " o carro mais caro".

Até que ponto tu que estás a ler isto, precisas de um Galaxy S5, pagar muito mais do que um salário mínimo por um pedaço de plástico que daqui a uma semana já estará ultrapassado?

Este fenómeno de sobre-valorização é transversal a várias das principais marcas, se não a todas mas faz se sentir com especial intensidade nas marcas "status" como as que acima referi.

Somos livres de fazer as nossas escolhas e de gastar os nossos rendimentos a nosso bel-prazer mas a cada nova geração de smartphones o seu preço parece aumentar 50€, um aumento que não se traduz, necessariamente, num aumento de qualidade, de conteúdos proporcionados e qualidade de utilização. Vá lá que a Motorola teve isto em consideração e optou por uma abordagem mais responsável e colocando o consumidor em primeiro e não apenas o consumismo.

Haja dinheiro, haja liberdade mas, acima de tudo, haja bom senso!

Talvez Queiras ver:

  • Motorola Moto E 2ºgen (2015)- Todas as especificações
  • Motorola pode anunciar amanhã novo Moto E 4G
  • Motorola Moto X 2014- Review
  • Motorola irá anunciar algo novo dia 25 de Fevereiro
  • Motorola informa que o Android 5.0 Lollipop para o Moto G (2013) está para breve

Sabe mais sobre a MWC nas nossas redes sociais com a HashTAG #4GNewsMWC

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.