Se tens um telemóvel Xiaomi com HyperOS e sentes que a bateria se esgota rápido, mesmo quando não o usas muito, poderás não ser o único. Vários utilizadores em fóruns e no Reddit têm-se queixado do mesmo problema, e a causa parece ser uma funcionalidade escondida que pode estar a drenar a tua bateria em segundo plano.
A culpada será, segundo o XiaomiTime, uma funcionalidade antiga herdada do MIUI chamada "Início automático" (ou "Autostart"). No passado, esta opção era útil para garantir que recebias notificações de todas as apps. No entanto, o HyperOS melhorou a gestão de notificações e tornou esta função obsoleta. E em muitos casos, prejudicial, pois permite que dezenas de aplicações arranquem sozinhas e consumam recursos sem necessidade.
A boa notícia é que podes resolver isto em menos de dois minutos e o impacto na autonomia pode ser notável. Alguns relatos indicam que o tempo em standby pode aumentar drasticamente. Segue estes passos:
- Vai às Definições do teu telemóvel;
- Procura e clica em "Aplicações";
- Entra em "Permissões";
- Clica em "Início automático em segundo plano".
- Vais ver uma longa lista de aplicações. Desativa o interruptor para todas as que não precisas que estejam sempre a correr.

Que aplicações deves desativar
Não existe uma regra, só que deves ser seletivo. Deixa ativas as tuas aplicações de mensagens essenciais, como o WhatsApp ou o Telegram, para garantir que recebes as notificações em tempo real.
Para tudo o resto, como jogos, aplicações de compras, redes sociais que não usas a toda a hora, ferramentas do sistema, desativa sem medo.
Já que estás em modo de poupança, há outras pequenas afinações que podes fazer para espremer ainda mais a tua bateria. Por exemplo, reduzir as animações do Always-On Display, usar o modo escuro e ativar o modo de poupança de bateria para as apps que menos importam.