
Idealmente, o telemóvel anda sempre connosco ou onde o deixamos. No entanto, imaginemos um cenário hipotético onde o perdes ou até é mesmo roubado. Saberias o que fazer ao certo, nesta situação? Com base numa publicação recente da ANACOM (Autoridade Nacional das Comunicações), damos-te a conhecer os passos indicados.
1. Bloquear o cartão SIM junto do operador
A primeira recomendação dada pela ANACOM passa por bloquear o cartão SIM junto do operador. Desta forma, evitas chamadas não autorizadas ou gastos inesperados. Afinal de contas, é possível que tenhas aplicações no telemóvel que te permitam fazer compras e, geralmente, esta é uma das prioridades de quem assalta: cartões bancários.
2. Pedir o bloqueio do equipamento através do número IMEI
Para além do que já foi referido, também poderás querer bloquear o telemóvel através do teu número IMEI. Se te estás a questionar o que é o "número IMEI", este é um número único que identifica o teu dispositivo. Podes encontrá-lo sempre na embalagem original com que compraste o telemóvel.
No entanto, supondo que deitaste a caixa fora, também poderás experimentar uma outra alternativa: ligar ao teu operador e solicitar o IMEI.
3. Denunciar às autoridades e alterar passwords
Outro passo importante é denunciar às autoridades que o teu smartphone foi roubado. Isto porque, como explica a ANACOM, "a denúncia pode ser exigida pelo teu operador para confirmar o bloqueio do telemóvel". Quando o telemóvel é roubado, também é importante que alteres as palavras-passe de aplicações importantes que usas, com dados pessoais e financeiros.
Ninguém está livre de ter um telemóvel roubado, pelo que, preventivamente, se devem sempre adotar medidas que mitiguem ao máximo os danos eventuais. Nesse sentido, mesmo no bloqueio de ecrã, deves sempre ter ativados métodos de segurança, como o PIN, a impressão digital, o reconhecimento facial. Deves ainda manter sempre a localização remota do teu telemóvel ativa.
