Já ouviste falar na síndrome da vibração fantasma? Talvez tenhas apenas ouvido a designação inglesa - Phantom vibration syndrome...
Mesmo que nunca te tenhas cruzado com estas expressões, se usas um smartwatch é provável que já tenhas sentido uma vibração estranha, daquelas que nos fazem vibrar o pulso sem razão aparente.
É, pelo menos, o que vários utilizadores dos Samsung Galaxy Watch estão a relatar: vibrações aleatórias do dispositivo, sem qualquer notificação no ecrã que o justifique.
Três presumíveis 'culpados'
Os relatos deste tipo de vibrações têm sido feitos por vários utilizadores de smartwatches Samsung desde agosto, sobretudo nos fóruns da Comunidade Samsung.
O site TechRadar fala em toques e vibrações aleatórias, em vários casos com uma primeira vibração logo seguida por três mais rápidas. E as situações ocorrem com vários modelos de smartwatch Samsung, desde o Galaxy Watch Ultra ao Galaxy Watch 7.
A mesma fonte refere que são os próprios utilizadores dos fóruns a apontar as possíveis causas: perda de conetividade entre o Galaxy Watch e o telefone, ou efeito de ‘screen mirroring’ gerado pelo Google Maps e pelo WhatsApp.
'Remédios’ ainda por confirmar
As hipóteses avançadas pelos utilizadores, no entanto, estão longe de confirmar a verdadeira origem destas ‘alucinações táteis’.
Segundo o SamMobile, a perda de conectividade dificilmente será uma das razões, uma vez que vários utilizadores já confirmaram que as vibrações acontecem mesmo quando o smartwatch e o telefone estão ligados.
Também a desativação do ‘screen mirroring’ no Google Maps parece não resolver o problema, enquanto a desinstalação do WhatsApp no relógio é sugerida por outros utilizadores.
O mesmo site refere ter recebido uma ‘dica’ de um leitor, sugerindo a desativação do Wi-Fi no próprio relógio, mantendo o Bluetooth como a tecnologia de ligação com o telefone.
Já o TechRadar avança com a solução mais radical, sugerindo um ‘reset’ do smartwatch para as definições de fábrica, embora sem garantir que as ‘vibrações fantasma’ desaparecem de vez.
Resta aguardar por uma explicação oficial da Samsung sobre estas ‘alucinações táteis’ - termo usado por vários especialistas em tecnologia para definir estas vibrações sem causa conhecida.