
Prepara a carteira porque os teus próximos gadgets vão ser mais caros. Há executivos da própria Xiaomi, que se prepara para lançar o smartphone rei da fotografia, que vieram a público avisar sobre o que aí vem em 2026. Ma Zhiyu, diretor de marketing de produto da Xiaomi, afirmou que as projeções de custos para o próximo ano são "um pouco desconcertantes", segundo o ITHome.
Componentes de armazenam na origem de aumentos na Xiaomi
A razão é uma subida acentuada e, ao que parece, inevitável nos preços dos componentes de armazenamento. A culpa desta inflação tecnológica, segundo relatórios da indústria, é da enorme procura de memória HBM (High Bandwidth Memory) para alimentar os servidores de Inteligência Artificial. Algo que também se avizinha na Samsung com o S26.
Esta corrida à IA está a consumir a capacidade de produção das fábricas, o que cria uma escassez de memória "normal" (DRAM e NAND) para smartphones e PCs. Gigantes coreanas como a Samsung e a SK Hynix já terão decidido aumentar os preços da memória em até 30% no último trimestre de 2025.
"Todos os produtos com componentes de armazenamento serão afetados", diz executivo da Xiaomi
Para teres uma ideia, o preço da memória LPDDR5, que o teu telemóvel usa, já subiu mais de 16% desde o início deste ano. Ma Zhiyu foi claro: "todos os produtos com componentes de armazenamento serão afetados", mas o mercado de PCs será "afetado em maior grau porque exigem maior capacidade de memória".
Os smartphones de 2026, especialmente as versões com 512 GB ou 1 TB, vão ser significativamente mais caros. Este aviso foi reforçado por Suncun, gestora de produto da Redmi. Mesmo ao anunciar um desconto para o REDMI K90, ela admitiu que "não podemos mudar a tendência da cadeia de abastecimento global.
O aumento dos custos de armazenamento é muito superior ao que esperávamos". A mesma gestora foi ainda mais direta nos comentários: "Os preços vão subir no próximo ano. Os custos que já vimos estão todos a subir significativamente".
O conselho dos executivos da Xiaomi para aproveitares as promoções atuais. Será uma boa oportunidade de comprar bons equipamentos, com muito armazenamento, aos melhores preços.
3 smartphones Xiaomi em promoção


