O teu próximo iPhone pode ser feito por um robô: conhece o Walker S1

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Cada vez mais, é frequente vermos os robôs humanoides a ganhar preponderância no setor tecnológico. Uma prova disso mesmo é a nova parceria entre a UBTech e a Foxconn (parceira chinesa da Apple), que se tornou oficial, na semana passada.

Na prática, a empresa chinesa vai ajudar a fabricar os próximos iPhones, graças à ajuda do robô Walker S1. Este tem capacidade de realizar tarefas minuciosas e complicadas, tal como ajudar a construir um telemóvel. No Youtube, podes ver um vídeo de apresentação do Walker S1.

Características do Walker S1 e os objetivos da UBTech

Começando por apresentar o Walker S1, este tem 1,72 metros de altura e foi lançado no passado mês de outubro. A juntar a altura aos 76 quilos que pesa, conseguimos ver que a sua estrutura física se assemelha à de um ser humano (via Interesting Engineering).

Robô Walker S1
Walker S1 (via Youtube UBTech)

Importa referir que o robô em questão não foi concebido, especificamente, para produzir os iPhones da Apple. Quer isto dizer que o Walker S1 consegue desempenhar várias outras tarefas, como carregar pacotes ou usar uma chave de fendas, por exemplo.

Também pela sua versatilidade, o Walker S1 é visto pela UBTech como uma tecnologia “abrangente”, que pode servir no setor automóvel, eletrónico, entre muitas outras indústrias.

Os robôs têm vindo a treinar, de forma a conseguir atuar nas fábricas

Depois de terem sido feitos vários testes e treinos, o robô humanoide está finalmente pronto para operar nas fábricas ligadas à Apple, em Shenzhen (China). Também se espera que o Walker S1 possa ser bastante útil na conceção de carros elétricos da Foxconn.

Sabe-se ainda que a parceria feita entre a UBTech e a Apple procura maximizar o trabalho humano, em contexto de fábrica. Por outras palavras, a prioridade do robô será o levantamento de cargas. De qualquer modo, o acordo tem em vista uma melhoria futura do Walker S1, no que toca às suas tomadas de decisão.

Recorde-se que, tal como a 4gnews noticiou recentemente, também a BMW decidiu testar robôs humanoides a trabalhar nas suas fábricas.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.