Um novo erro de software está a fazer com que os ecrãs iniciais do iPhone e do iPad se bloqueiem ao ler uma sequência de caracteres, no entanto, provavelmente só afetará utilizadores curiosos que queiram experimentar o bug no próprio dispositivo. Para todos os efeitos, não há com que se preocupar, visto que o erro revela ser totalmente inofensivo.
Ao escrever os caracteres “”:: em três locais específicos do iPhone, a aplicação que executa o ecrã inicial (Springboard), é bloqueada, o que, por sua vez, bloqueia o ecrã inicial. Estes são os três locais sensíveis a esta combinação:
- Na função "Procurar", no ecrã inicial
- Na barra de pesquisa da biblioteca de aplicações
- Na barra de pesquisa da aplicação Definições
Um bug desconhecido mas inofensivo
Um pesquisador de segurança do Mastodon publicou um tweet no X a apontar esta falha. Tecnicamente, os três primeiros caracteres "configuram" o bug - qualquer caractere digitado em seguida executa-o.
Tendo em conta a natureza incomum desta sequência de caracteres, a grande maioria dos utilizadores de iPhone não irão encontrar este bug. O erro também não é consistente com os betas actuais do iOS 18 - os resultados são diferentes quando testados em diferentes plataformas do iOS, bem como em diferentes dispositivos.
Exemplificando, num iPad Pro (3.ª geração) com o iPadOS 17.6.1, a versão atual, o erro não apareceu na barra de pesquisa do ecrã inicial, mas fez com que o Springboard falhasse na pesquisa da App Library e na pesquisa da aplicação Definições, fazendo com que o dispositivo voltasse ao ecrã de bloqueio.
Esta não é a primeira vez que caracteres aleatórios fazem bloquear os iPhones. “Bombas de texto” atormentaram os utilizadores de iPhone em 2020, 2018, 2017 e 2015. Felizmente, tudo indica que esta nova incidência seja apenas um bug, não um vetor de ataque como alguns dos anteriores - que poderiam travar o smartphone quando alguém enviasse um texto específico numa mensagem.