Todos já sentimos na pele o desconforto de estar a mexer no telemóvel e sentir que, ao lado, estão a tentar “cuscar” o que estamos a fazer. Ora, para resolver esse problema, há um recurso de Inteligência Artificial (IA) que pode estar a caminho do Samsung Galaxy S26 Ultra.
De acordo com a Android Headlines, esta nova funcionalidade de IA vai chegar com a One UI 8.5 e, na prática, servirá para limitar a visibilidade lateral do dispositivo. Ou seja, a única pessoa que vê na plenitude o ecrã é o próprio utilizador, já que a imagem fica pouco nítida, vista de lado.
A boa notícia é que não é um recurso que chegue já predefinido. Isto é, é sempre possível ativá-lo e desativá-lo. Afinal de contas, às vezes também queremos mostrar alguma coisa a um amigo e aí a visão lateral já é útil.
O aspeto visual desta ferramenta foi divulgado no X, antigo Twitter, como consegues ver nas imagens em cima.
É possível personalizar este recurso de privacidade
Como refere a mesma fonte, outro aspeto interessante é o facto de ser possível escolher as aplicações em que queres que a ferramenta funcione. Ou seja, podes querer que ninguém olhe para o Instagram, mas podes já não te importar que olhem para um jogo qualquer que tenhas instalado.
É ainda possível personalizar os horários específicos em que não queres que as pessoas espreitem para o teu telemóvel. Supondo que vais e vens do trabalho de autocarro, podes definir que entre as 8h e as 8h45 e as 18h e as 18h45, por hipótese, a visibilidade lateral é limitada. Assim, o passageiro do lado não tem a possibilidade de espreitar.
A confirmar-se, a ferramenta em questão irá estrear já em janeiro, com o Samsung Galaxy S26. Apesar da forte probabilidade de isso acontecer, ainda nada é oficial.