
A Samsung costuma ser criticada pela bateria dos seus telemóveis, que nunca costumam passar dos 5.000 mAh. Também por isso, surpreende um novo rumor que nos diz que a gigante sul-coreana está a testar um modelo com 20.000 mAh de bateria. Sim, leste bem.
Esta possibilidade foi noticiada pela Android Headlines, que tende a ser fiável neste tipo de situações. É de reforçar que, para já, ainda se trata de um teste, pelo que não sabemos se este telemóvel será lançado ou não e, se sim, quando.
Como é que a Samsung daria um salto tão grande na bateria?
Passar dos 5.000 mAh para os 20.000 mAh é um salto enorme, neste contexto. No entanto, consegue-se perceber facilmente como é que tal aconteceria. A Samsung iria utilizar uma tecnologia diferente de bateria, baseada em carbono e silício.
No fundo, é o que algumas marcas rivais da China já fazem (Xiaomi, OnePlus, etc), o que permite incorporar baterias de 7.000 mAh, 10.000 mAh ou mais. Tudo isto porque a densidade energética é maior, o que faz com que seja possível ter mais bateria e mais autonomia, sem ter de tornar o telemóvel muito volumoso.
Assumindo que a Samsung conseguia superar estes testes, então isso quer dizer que teríamos um telemóvel capaz de aguentar vários dias. Para quem procura o mais simples num smartphone, poderia ser o recurso mais interessante a ser implementado nos últimos anos.
Um telemóvel, duas baterias
Indo ao detalhe, o telemóvel em questão teria não uma, mas sim duas baterias. A mesma fonte de informação sugere que este modelo da Samsung iria contar com uma célula de 12.000 mAh e outra de 8.000 mAh.
Para já, o foco da Samsung deve ser passar os primeiros testes de segurança, já que uma evolução desta magnitude requer toda a prudência possível. De qualquer maneira, é uma possibilidade entusiasmante para quem é fã da Samsung e já não se impressiona com baterias de 5.000 mAh.
