Recentemente, tem dado que falar uma polémica relacionada com o novo automóvel da Xiaomi. Neste caso, o Xiaomi SU7 Ultra, sendo que os proprietários se têm queixado de atualizações feitas sem aviso prévio.
Primeiro, a marca chinesa fez uma limitação de potência ao automóvel, sem anunciar. Depois, tal como refere a Car News China (CNC), fez alterações para devolver a potência total. A mais recente adição, no SU7 Ultra, foi de um capô de fibra de carbono (opcional) bastante caro, na ordem dos 5000 euros, que foi mal recebido pelos fãs.
O que diz a Xiaomi sobre o assunto?
Num comunicado oficial emitido pela Xiaomi, a marca pronuncia-se sobre as recentes polémicas decorrentes das suas atualizações. "Reconhecemos que grandes atualizações que impactam a experiência do utilizador devem envolver um diálogo profundo com a nossa comunidade" - consta no comunicado.
Perante esta situação, a Xiaomi decidiu interromper a atualização do novo software e indica que uma versão revista será lançada entre as próximas 4 a 8 semanas. Quanto ao novo capô, a Xiaomi informa ainda que permitirá uma troca deste pelo capô padrão de alumínio, juntamente com cerca de 2500 euros em "pontos de fidelidade".

A troca será possível para quem fizer a sua encomenda antes do dia 10 de maio. Segundo a marca, a adoção deste novo capô de 5000 euros tem a ver com uma anterior receção positiva ao mesmo, numa demonstração em Nürburgring, em outubro.
A questão é que, tal como relata a mesma fonte, este capô não cumpria nem com as suas funções aerodinâmicas nem com o papel de refrigeração dos seus componentes. Supostamente, este diminuía o peso do veículo em cerca de 1,3 quilos.
De qualquer forma, a gigante chinesa assegura que o capô de fibra de carbono passou por diversos testes de segurança e durabilidade.
Sobre o Xiaomi SU7 Ultra
O Xiaomi SU7 Ultra foi lançado recentemente na China e a 4gnews já teve a oportunidade de o ver ao vivo. O automóvel tem 3 motores, com potência combinada de 1548 cavalos, sendo que a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em cerca de 1,98 segundos.
Tem velocidade máxima de 350 km/h e apresenta uma autonomia a rondar os 630 quilómetros. O seu carregamento é também bastante rápido, podendo chegar dos 10% aos 80% em perto de 11 minutos.
É expectável que o Xiaomi SU7 Ultra chegue ao mercado global em 2027.