O Sony Xperia Z5+ pode chegar com ecrã 4K, resultando em 801ppi

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 2 min.

Em Outubro deste ano esperamos que a Sony apresente o seu novo flagship, o Z5 possa surgir em Outubro, neste caso uma versão phablet do Xperia, denominada "muito criativamente" Z5+. Mas o interessante acerca do Z5+ é que, este dispositivo pode ser um dos primeiros dispositivos móveis a estar equipado com um ecrã 4K, tornando-se assim finalmente um smartphone interessante, ou talvez não... De acordo com o UAProf, (que é um perfil característico do dispositivo usado por programadores para desenvolverem aplicações para o dispositivo), do smartphone denominado Sony E68XX (supostamente o Z5+) revela um ecrã com uma resolução de 2160 x 3840, ou seja, 4K num ecrã que, para ser considerado um phablet, será de 5.5" ou mais o que resultará numa densidade de pixéis próxima dos incríveis 801ppi.

Mas colocar um ecrã com esta resolução num dispositivo móvel seria realmente um feito heroico, algo que, podemos admitir, a Sony está realmente a precisar. Mas nesta altura, a este nível tecnológico, um ecrã 4K num dispositivo móvel irá criar muitos problemas aos quais ainda não estamos aptos a ultrapassar, como por exemplo, o poder de processamento. Supostamente este dispositivo estará equipado com Snapdragon 810 que, por si só, tem dado aos problemas à Sony devido ao "famoso" sobreaquecimento, todavia, teoricamente, o 810 é capaz de lidar com um ecrã 4K e vamos supor que o processador não causaria problemas assim, seria a bateria a sofrer mais com esta ecrã 4K, pois acender tantos pixéis gasta imensa bateria, fazendo com que a duração da bateria do Z5+ fosse muito pouco prática, durando apenas algumas horas.

Outro problema seria exatamente o custo de desenvolver e colocar um ecrã 4K relativamente pequeno num smartphone, claro que se iria refletir no preço do dispositivo que, por consequência, seria muito mais elevado do que o que estamos acostumados no que toca a flagships, ultrapassando provavelmente a marca dos 1000€. Tendo em conta todos estes aspetos, que estão "contra" um ecrã 4K num dispositivo móvel, tal rumor deve ser considerado pouco credível e podemos então encarar este artigo como um pequeno ensaio aos limites da tecnologia atual, mas é claro que no futuro teremos dispositivos com ecrã 4K, com muita certeza.

Talvez queiras ver:

  • Novo leak confirma que o Sony Xperia Z5 e Xperia Z5 Compact não terão USB tipo C
  • Nova foto do Sony Xperia Z5 e Xperia Z5 Compact mostra o leitor de impressões digitais com mais detalhe
  • As cores e a câmara de 21.5MP com auto-focus híbrido do Sony Xperia M5
  • Snapdragon 820 anunciado oficialmente, conhece o novo SoC da Qualcomm com a GPU Adreno 530
  • Os novos Nexus vão estar equipados com altifalantes frontais e USB-C