O Sony Xperia Z4 é uma óptima novidade, para o Japão.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

No volátil mercado dos smartphones ou se tem sucesso nas vendas com um produto aliciante (seja através do marketing, preço ou especificações), ou se está condenado a um rotundo fracasso e sofrer sérios prejuízos e a perder clientes e fãs. É difícil encontrar um meio termo mas mesmo neste mundo nem tudo é necessariamente preto ou branco!

Passaram-se já alguns dias desde o anúncio, no Japão, do Sony Xperia Z4 e me perguntei, "Que raio foste tu fazer Sony?".

Bom, é tempo de ver para além do preto e do branco, perceber que se calhar o anúncio deste Sony Xperia Z4 é única e exclusivamente para o Japão, ponto final!

Este Sony Xperia Z4 não teve direito a qualquer evento formal e com mediatismo internacional como a MWC Barcelona ou a IFA Berlim, é um smartphone destinado aos consumidores japonês e pretende reforçar os dados representados no diagrama seguinte:

Estes dados referem-se a 2014 e podemos ver claramente que a Sony é uma das marcas dominantes no Japão, tendo mais quota de mercado do que a Samsung e as restantes fabricantes Android combinadas, isto até Dezembro de 2014. Podemos também ver que o Sony Xperia Z2 foi o último flagship da marca a agitar as marés e a aumentar sua quota de mercado, pouco depois a Apple arrancou em força e a sua quota de mercado ultrapassou uns astronómicos 50%.

É fácil perceber que os consumidores japoneses gostam de comprar um produto feito no seu país natal, e não são os únicos a gostar dos produtos da Sony, no entanto, quando foi a última vez que a Sony lançou algo que os media aclamassem como um produto fantástico? Ou inovador? Mais uma vez as nossas atenções centram-se no Sony Xperia Z2 mas já se passou mais de um ano desde o seu lançamento.

Ora, até o mais desatento leitor se apercebe que grande parte do enorme sucesso do Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge, esses sim, incrivelmente sedutores.

A Sony tem agora que combater o iPhone 6 e os Galaxy S6"

E mesmo que tenha que combater estes dois pesos pesados, será que terá algum sucesso, utilizando mais uma vez o mesmo design? Os Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge estão prestes a chegar ao seu mercado natal.

Dado o exposto facilmente concluimos que o factor decisivo no anúncio deste Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge ao Japão e escusado será dizer que vão receber muita atenção dos media e público japonês.

Portanto pensem comigo, a Sony sabe que os japoneses preferem os produtos da casa mas de momento não tem nada de novo para oferecer, a menos que tire um coelho da cartola( e de preferência um coelho com um nome forte), ora os únicos smartphones novos e vistosos eram mesmo o par da Samsung e numa escala muito menor, o HTC One M9. A Sony estava a ficar para trás sem nenhuma novidade das prateleiras.

O Sony Xperia Z4 foi anunciado poucos dias antes da chegada dos novos Galaxy ao mercado japonês e chegará às prateleiras, o produto físico chegará às lojas um pouco antes dos novos Samsung e isto sim, é uma estratégia brilhante. Mesmo que seja "mais do mesmo" ou incrivelmente parecido com os antecessores, irá sem dúvida roubar muitas atenções para si, mesmo que muitos consumidores acabem por comprar outro produto, a Sony volta a agitar os mares nipónicos e a mostrar as suas capacidades.

Mesmo que não convença muitos consumidores e estes acabem por comprar um dos novos Galaxy's conseguirá sem dúvida, roubar muitas atenções e isto faz todo o sentido. Ora, imaginem alguém que não é um seguidor das notícias mobile, que não é um geek ou curioso tecnológico. Alguém que simplesmente quer um equipamento novo e se dirige a uma loja para esse efeito.

Imaginem que os Samsung eram os únicos novos produtos, ora, desta forma os consumidores, mesmo os mais distraídos, terão uma opção de escolha, ainda por cima um artigo de uma marca bem conhecida e que reflecte o que de melhor se faz no Japão.

E sinceramente, há algo de errado ou em falta no Sony Xperia Z4, tirando o design repetido? Em termos de especificações temos um equipamento mais elegante, mais leve, com um processador Snapdragon 810, 3 GB de memória RAM, suporte para cartões microSD, ecrã de 5.2 polegadas FHD, câmara traseira de 20.7 MP, câmara frontal de 5MP, bateria para 2 dias de autonomia, altifalantes duplos frontais e uma resistência à água e ao pó reforçada portanto, de que se queixam? Onde é que encontram especificações técnicas melhores?

A única falha é o Design pela falta de inovação, ora todos lhe apontamos o dedo e com razão, a aparência conta cada vez e a cara deste Sony Xperia Z2. Eu bem queria trocar o meu Z2 mas este Z4 não chegará ao nosso mercado e sinceramente, não ofusca o meu fiel companheiro (até poderá aumentar a sua débil fama entre os consumidores com tudo o que oferece e com um preço muito mais agradável agora que já tem um ano de mercado).

E o resto do mundo, terá um novo Sony Xperia Z4?

Quanto ao dispositivo que muitos apelidavam de "Salvador da Sony", poderá ser apenas um sonho de Verão ou, se calhar, até existe e está a ser desenvolvido para um anúncio na IFA Berlim 2015, infelizmente aí irá combater o Galaxy Note 5 e o iPhone 6S e 6S Plus. De qualquer das formas qual será o seu nome? Partilhará a denominação da versão exclusiva para o mercado japonês? Trará a tão esperada mudança de design?

Numa nota pessoal, se este Sony Xperia Z4 for igual à sua versão japonesa, então ficarei genuinamente desapontado e a menos que me ofereçam um novo Xperia, irei ter que procurar um novo smartphone que não traga a marca Sony no seu painel frontal.

Qual a vossa opinião?

Talvez queiras ver:

  • Sony Xperia Z4 comparado com o Xperia Z3 e Z2 em fotos
  • Sony Xperia Z4 – Todas as especificações
  • Sony Xperia Z4 será apenas para o Japão, o resto do mundo terá outro flagship

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.