A Tesla está a enfrentar algumas dificuldades em número de vendas, tal como vários relatórios salientaram nos últimos meses. Agora, temos mais uma notícia que deixará os responsáveis da empresa norte-americana bastante insatisfeitos.
Dados relativos ao mercado automóvel global divulgados pelo analista Felipe Munoz revelam que há um novo líder nas vendas de carros mundialmente. O carro que suplantou o Model Y foi o Toyota RAV4.
Toyota RAV4 assume a liderança mundial graças a um crescimento anual de 3%
Esta mudança na liderança do mercado é mais uma prova das dificuldades que a Tesla enfrenta atualmente. De acordo com os dados revelados, o Model Y registou uma queda anual de 11%, ao passo que o RAV4 cresceu 3% face ao ano anterior.
Se olharmos para o número bruto de veículos vendidos, vemos que a diferença entre o Tesla Model Y e o Toyota RAV4 é marginal. O primeiro vendeu 1185 exemplares, ao passo que o veículo da nipónica regista 1187 exemplares.
Estes valores mostram que o SUV elétrico da Tesla continua bastante popular. Contudo, a liderança confortável que detinha para os seus rivais desapareceu.
Uma das razões que pode explicar esta quebra é o lançamento da nova versão do Model Y. Isso obrigou a uma paragem na produção do veículo para adaptar as linhas de produção à nova versão e isso teve um impacto negativo no número de carros expedidos.
Ainda assim, os dados do primeiro trimestre deste ano não são positivos para a marca de Elon Musk. A Tesla continua a cair expressivamente no volume de vendas, por isso, é provável que o Model Y não consiga recuperar o título de veículo mais vendido no mundo.
Até no universo dos carros elétricos a Tesla perdeu a liderança que tinha há vários anos. Segundo os dados conhecidos, a nova líder deste segmento é a chinesa BYD.
Se a Tesla quer voltar a dominar o mercado dos automóveis, ela terá de se reinventar. Talvez seja necessário o lançamento de veículos totalmente novos, algo que a empresa de Musk não faz há vários anos.