O que se passa com os EV de passageiros da Mercedes? Vendas não param de cair em 2024

Pedro Alves
Pedro Alves
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Enquanto a Mercedes vai registando aumentos nas vendas totais de veículos em todo o mundo, os resultados relativos aos seus carros elétricos de passageiros continuam no vermelho deste o início de 2024. E poderão demorar a inverter a tendência.

Depois de no primeiro trimestre registar 47.500 veículos vendidos, no período entre abril e junho deste ano o número baixou para as 45.800 unidades. Estes valores correspondem apenas aos veículos ligeiros de passageiros do tipo Battery Electric Vehicle, ou BEV.

Se juntarmos os modelos comerciais elétricos, tipo vans, os valores do segundo semestre ficaram nas 51 mil unidades, o que representa um crescimento de 1% face ao trimestre anterior.

Mercedes vendeu menos EVs de passageiros na primeira metade de 2024
Mercedes-Benz Concept CLA Class: foi o primeiro concept model a ser desenvolvido na plataforma para EVs Mercedes-Benz Modular Architecture. A empresa define-a como 'a tecnologia de nova geração para os veículos elétricos'.
Imagem: Mercedes-Benz

Porque caem as vendas de BEV da Mercedes?

Por muito que a Mercedes possa segmentar as suas vendas e, com isso, conseguir resultados positivos em alguns segmentos de mercado, a verdade é que as entregas de veículos ligeiros de passageiros, puramente elétricos, está a cair.

Se olharmos para os dados da própria empresa, divulgados pelo Electrive, nos primeiros seis meses deste ano a Mercedes vendeu 93.300 BEV – abaixo dos 107.900 registados no mesmo período de 2023.

E basta comparar com os 190 mil veículos vendidos pela BMW no mesmo período para perceber que as realidades serão bem diferentes – pelo menos, no que aos modelos totalmente elétricos diz respeito.

Para atingir, ou ultrapassar, as 145.700 unidades vendidas em todo o ano passado, a empresa terá de apostar em políticas comerciais que consigam inverter a atual tendência. O que não é certo que venha a acontecer.

Segundo o Electrive, os responsáveis da Mercedes referem que a expansão de EVs e BEVs ‘abrandou em mercados importantes’, o que justificam com o facto de a empresa ‘não ter entrado na batalha dos descontos’. No entanto, a empresa registou um aumento na procura por veículos híbridos plug-in, cujas vendas cresceram 27% em comparação com o ano anterior.

De acordo com as palavras de Britta Seeger, responsável pelo Marketing e Vendas da Mercedes, a estratégia passa, para já, por manter um equilíbrio entre modelos BEV, híbridos plug-in e a combustão, já que os resultados, no geral, parecem estar a funcionar. Só no segundo trimestre deste ano, a nível global a empresa vendeu maisd de 600 mil veículos de todo o tipo.

“À medida que a transição para a eletrificação continua, os clientes da Mercedes podem escolher entre uma ampla gama de veículos de combustão de alta tecnologia, elétricos a bateria ou híbridos. Especialmente os nossos híbridos plug-in estão a confirmar que são muito populares, com um aumento de 27% nas vendas no segundo trimestre”.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.