O que sabemos sobre o Xiaomi 14 Ultra

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Na véspera de abertura do Mobile World Congress deste ano, a 25 de fevereiro, a Xiaomi vai apresentar a nível global os seus terminais da série premium Xiaomi 14. O modelo 14 Ultra terá logo uma estreia mundial, não passando primeiro pelo mercado chinês.

À medida que os rumores se multiplicam, as expetativas aumentam e foram feitas já muitas revelações sobre o novo smartphone fotográfico da marca chinesa. Neste artigo, juntámos a informação disponível sobre o Xiaomi 14 Ultra para estares preparado para o conhecer oficialmente na sua data de apresentação.

Design: estrutura em titânio não vai estar logo disponível

imagem do Xiaomi 14 Ultra de lado
Crédito@WinFuture

Neste modelo, a Xiaomi optou por fazer algumas alterações no design. Desde logo a começar pela integração de uma estrutura em titânio – à semelhança do que já acontece com os modelos premium mais avançados da Apple e da Samsung.

Mas, de acordo com o site alemão WinFuture, esta versão não fica logo disponível. Na fase de lançamento inicial, parece que o modelo vai apenas ser disponibilizado na sua estrutura normal em alumínio, nas opções branco e preto.

Estamos agora também perante um terminal totalmente plano, a acreditar nas informações avançadas pelo site WinFuture.

A mesma fonte adianta que o característico módulo de câmara traseira também sofreu alterações. Agora chega com um design que faz lembrar mais o anel de foco das câmaras clássicas.

Câmara: o foco do Xiaomi 14 Ultra

imagem do painel traseiro do Xiaomi 14 Ultra
Crédito@WinFuture

Desde a primeira vez que o modelo Ultra desta série Xiaomi é sempre direcionado para a fotografia e o 14 Ultra não foge à regra, apresentando argumentos óticos de topo.

A ilha circular vai acomodar quatro sensores, todos com uma resolução de 50 megapixéis. O sensor primário terá uma polegada de tamanho e abertura variável, o que melhora a entrada de luz.

Já o sensor ultra grande angular terá uma abertura de f/1.8, enquanto os restantes sensores telefoto vão contar com zoom ótico de 3,2x e 5x.

A câmara traseira vai ter também capacidade para gravar vídeos 8K a 24 frames por segundo e na zona frontal vai estar alojada uma câmara de 32 megapixéis com gravação de vídeo 4K.

Processador de topo e opções de armazenamento e RAM

imagem do topo superior do Xiaomi 14 Ultra
Crédito@WinFuture

Tudo indica que o Xiaomi 14 Ultra vai chegar equipado com o processador premium Snapdragon 8 Gen 3 e outra coisa não seria de esperar.

Quanto às configurações, espera-se que no mercado europeu seja disponibilizada a habitual opção de 16 GB de memória RAM LPDDR5x com 512 GB de capacidade no armazenamento UFS 4.0.

Mas o site WinFuture fala também na possibilidade de opções com 12 GB e 256 GB de armazenamento interno, assim como uma variante com 1 TB de memória flash.

Outras especificações esperadas no Xiaomi 14 Ultra

imagem do ecrã do Xiaomi 14 Ultra
Crédito@WinFuture

De acordo com os rumores agora divulgados, o modelo vai ser alimentado por uma bateria de 5.300 mAh com suporte para carregamento rápido de 90 watts.

Quanto ao carregamento sem fios, os rumores apontam dois valores distintos: há quem aposte num carregamento de 80 watts, mas a maioria das fontes está inclinada para os 50 watts.

A zona frontal será totalmente ocupada por um ecrã AMOLED com 6,73 polegadas que vai fornecer uma resolução 3200x1440 pixéis e uma taxa de atualização de 120 Hz. Conta ainda com um brilho máximo de 3.000 nits e suporte para HDR10+.

Preço e disponibilidade

Todos os interessados devem começar, desde já, a preparar a carteira porque o preço do Xiaomi 14 Ultra no mercado europeu, não vai estar ao alcance de todos.

De acordo com o rumor mais recente, o modelo terá um custo de 1.499 €. No entanto, é possível que na primeira fase de vendas, sejam oferecidos alguns descontos, avança o site WinFuture.

Quanto à sua disponibilidade, é para já desconhecido se fica imediatamente disponível nas lojas ou se passa primeiro por uma fase de pré-venda.

Xiaomi 14: tudo o que já sabemos (lançamento e especificações)

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt