Talvez, já ouviram falar sobre o iPhone Flip, ou seja, o iPhone dobrável. No entanto, se calhar não sabem grandes detalhes sobre o mesmo. Nesse sentido, e com base na informação dada pela Digital Trends, já é possível traçar algumas características deste próximo telemóvel da Apple, que promete.
Acompanhar a Apple é saber que a empresa é sempre algo reservada, no entanto há um documento do The Information, que dá conta que a Apple já anda há cerca de 5 anos a fazer protótipos de iPhones dobráveis. Segundo o relatório, dois desses modelos encontram-se já a ser desenvolvidos e, ao que tudo indica, serão dobrados em forma de concha. Como relembra a fonte de informação mencionada, a fase é ainda de testes, pelo que pode ser irrealista esperar o telemóvel já em 2024.
Os telemóveis dobráveis sempre foram um grande questão para a Apple. Uma espécie de "toca e foge" pautado pela indecisão da marca em apostar neles ou não. A hesitação predomina e uma das preocupações da marca relaciona-se com dificuldades técnicas e problemas de durabilidade.
Apple quer eliminar o vinco no meio da tela, como acontece noutros telemóveis dobráveis
Ao que consta, um dos grandes objetivos da Apple em relação ao formato do iPhone Flip seria eliminar a formação de um vinco no meio da tela, o que é um problema que as outras empresas que fabricam este tipo de produto também sentem. Não é, Samsung e companhia? Outro objetivo da marca era conseguir criar uma dobradiça que deixasse a tela abrir de forma totalmente plana, sem qualquer interferência com o Apple Pencil.
Ainda sobre o design da tecnologia referida, seria de esperar que a Apple apostasse em algo inesperado, mas que ao mesmo tempo já vimos antes. De acordo com a Digital Trends, fontes especializadas dizem ter visto um protótipo de dispositivo com um design de duas telas parecidas ao Surface Neo e Surface Duo da Microsoft. Se assim é ou não, já não sabemos, mas Jon Prosser costuma acertar nos seus prognósticos.
O iPhone Flip poderá ter sensibilidade à volta de toda a sua superfície
Contudo, este pode não ser o caso, dado que as últimas informações, como referimos antes, apontam para um iPhone em forma de concha, com um design similar ao Galaxy Z Flip. Tudo isto em cores "alegres", para chegar a uma alargada fatia de público.
Por fim, outra grande característica seria a nova patente concedida à Apple, que teria áreas de controlo sensíveis ao toque, com um botão na superfície. No fundo, o iPhone Flip passaria a ter sensibilidade a toda à sua volta.
Em termos de software, pouco ainda se sabe, apenas que a Apple tem trabalhado arduamente sobre o assunto. Como refere a Digital Trends, uma coisa deverá ser certa: nem o iOS nem iPadOS se devem converter às necessidades de um design dobrável, pelo que deve estar a chegar-nos algo que, possivelmente, nunca vimos.
O lançamento deverá acontecer em 2025 ou 2026
Não é novidade, para ninguém que acompanha as inovações da Apple, que a empresa vai até ao milímetro para garantir a melhor experiência possível do utilizador. Posto isto, não é descabido esperarmos um software completamente diferente e refinado. Afinal de contas, se andam há tanto tempo a trabalhar no iPhone Flip, software fraco não nos deve esperar!
Por enquanto, isto é o que se conhece de mais relevante. Com base no parecer de especialistas e no portal de notícias da Digital Trends, estas são as informações principais que se sabem, de momento. Contudo, já sabemos que podem sempre acontecer surpresas. O iPhone Flip, ao que tudo indica, está em fase de desenvolvimento, pelo que só deverá ser lançado em 2025 ou 2026.