O que poderá ser apresentado no próximo Google I/O?

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

O Google I/O é um dos maiores eventos realizados pela Google para developers e é normalmente utilizado pela Google para mostrar ao público novas plataformas, sistemas e dispositivos e, claro, ensinar todos os developers ou qualquer outra pessoa que queira aprender como funcionar e trabalhar com esses novos sistemas. No ano passado vimos no I/O o novo sistema operativo Android, simplesmente denominado na altura de Android L, ser apresentado ao público, que seguia a nova linguagem da Google, Material Design, e poderemos ver o próximo sistema Android ser apresentado outra vez no Google I/O.

Por momentos pudemos ver o calendário do Google I/O deste ano, que se irá realizar nos dias 28 e 29 de Maio, e numa das descrições dos eventos contidos no calendário, o "Android for Work Update" existia uma referência a um novo sistema, o Android M, que por acaso corresponde à próxima letra do sistema usado pela Google para nomear o Android. Esse sistema é o abcedário e depois do L vem o M. As letras são depois ligados a nomes de doces ou sobremesas, como por exemplo, Kit Kat. Posto isto, claro que vamos suspeitar tratar-se do próximo Android.

Mas muitas outras coisas apareceram nesse calendário do I/O que surgiu na Internet durante pouco tempo. Outros sistemas e dispositivos que são tão interessantes como o novo sistema Android pois podem a vir completá-lo, nomeadamente, uma das palestras denominada "Voice Access" irá ensinar aos developers, nome dado às pessoas que criam todas aquelas aplicações, e não só, que utilizamos todos os dias nos nossos smartphones, como colocarem nas suas aplicações funcionalidades ativadas por voz. Outra sessão referida no calendário, a "Proximity-based communication", vai sensibilizar os developers para uma nova funcionalidade contida no Android M chamada de "Nearby", que em português simples significa "próximo", que provavelmente vai possibilitar algum tipo de comunicação entre utilizadores Android quando perto uns dos outros, se calhar será alguma nova tecnologia parecida ao Andorid Beam que usa NFC para passar informação de um dispositivos para outro.

A nova linguagem da Google, o Material Design, vai continuar ser cumprida e a compor grande parte de todos os aspetos gráficos do novo sistema Android visto que muitas sessões são sobre e baseiam-se no Material Design. A realidade virtual que tem sido, nestes dias, um dos maiores e mais falados temas no mundo da tecnologia também vai ter um papel importante no Google I/O deste ano e poderá de alguma forma integrar o novo Android. A equipa ATAP, responsável pelo desenvolvimento do Project ARA que, de certeza, trará novidades para o I/O, também vai apresentar várias sessões, uma delas com uma descrição algo intrigante referindo que a equipa ATAP vai apresentar vários wearables que vão, citando o que estava escrito, "literalmente rebentar com as meias", expressão que de certeza faz mais sentido em inglês "blow your socks off".

O Google I/O vai então abrir a meia época de eventos tecnológicos que se prolongarão pelo Verão nos dias 28 e 29 de Maio no Moscone Center West em São Francisco e lá iremos realmente ver se todas as promessas serão cumpridas e todas as nossas expectativas superadas.

Talvez querias ver:

  • Android M poderá ser apresentado na Google I/O 2015
  • Game changer: Windows 10 terá a possibilidade de correr aplicações Android e iOS
  • É o Android Lollipop assim tão importante para o Smartphone? Série A+B
  • Concept do Android 6.0 Muffin mostra a vontade de melhorar MultiWindow no Android
  • Mais rumores do Note 5 e Note 5 versão Edge aparecem com possível ecrã 4K
  • Android 5.1 Lollipop chegará à gama Xperia Z a partir de Agosto