No final deste mês, a Google vai lançar o muito falado e aguardado Pixel 9a. O modelo causa sempre uma enorme expetativa, por ser o mais acessível da série de smartphones da Google.
Mas ainda que a gigante tecnológica seja forçada a fazer algumas cedências para manter o preço amigo da carteira, o Pixel 9a traz várias atualizações face ao modelo anterior e, neste artigo, contamos-te tudo.
![Google Pixel 8a](https://cdn.4gnews.pt/imagens/google-pixel-8a-credito-bruno-coelho.jpg?class=article)
Novo processador concentrado em IA
O Pixel 9a vai estar equipado com o processador Tensor G4, à semelhança do que acontece com o resto da série. Este chip está mais concentrado na Inteligência Artificial da Google do que em desempenho bruto, propriamente dito.
Assim, é esperado que o novo smartphone chegue com vários recursos IA da empresa espalhados por várias áreas, nomeadamente a fotografia.
Destaque ainda para um aumento de 20% na eficiência energética proporcionado por este processador Tensor.
Câmara: a diferença está na abertura
De acordo com os rumores, a Google vai substituir o sensor primário de 64 megapixéis do Pixel 8a por um novo com 48 megapixéis. Ainda que a resolução seja inferior, esta pode ser compensada pela abertura f/1.7 que (potencialmente) vai lidar melhor com a entrada de luz para fornecer melhores resultados.
A restante configuração dupla de câmara inclui um ultra grande angular de 13 megapixéis. São também aqui esperados recursos IA como o Night Sight e Magic Eraser para melhor fotografia noturna e edição de imagem feita no dispositivo, respetivamente.
Bateria maior e carregamento mais rápido
Ao que tudo indica, a Google vai atualizar tanto a bateria como o carregamento rápido do Pixel 9a face ao modelo anterior.
Com o novo smartphone acessível, vamos ter uma bateria com 5.100 mAh de capacidade e um carregamento rápido de 23 watts. A atualização é visível ainda que seja menor do que o desejado.
Recorde-se que o Pixel 8a está equipado com uma bateria de 4.492 mAh com suporte para carregamento rápido de 18 watts.
Recursos IA a bordo
Tal como já referimos, o chip Tensor G4 está preparado para lidar com tecnologia IA e a Google vai fazer proveito disso, equipando o Pixel 9a com os mesmos recursos IA dos restantes elementos da série.
Nesse sentido, é esperado um leque amplo de funcionalidades que incluem assistência por voz mais intuitiva, melhor integração com os serviços Google e notificações mais inteligentes. Isto já para não falar das ferramentas IA para edição de fotos, diretamente no dispositivo.
O Google Pixel 9a só chega ao mercado no final de março, enquanto esperas espreita o modelo anterior Pixel 8a.