Mesmo que nem sempre cumpra com as datas inicialmente avançadas, a Tesla estará a menos de um mês de anunciar o seu ‘robotaxi’, com o qual pretende, uma vez mais, revolucionar o mundo automóvel e dos transportes de passageiros.
A empresa de Elon Musk planeia apresentar o novo conceito de veículo e de serviço no dia 10 de outubro, mas permanecem no ar várias dúvidas essenciais - a começar no modelo do veículo que será usado, até à data real de disponibilização do serviço aos clientes.
O que (realmente) sabemos do novo táxi da Tesla?
Tratando-se da Tesla, corremos sempre o risco de algumas informações já assumidas como certas poderem passar para segundo plano, ou simplesmente não se confirmarem. Mas há pontos que a própria Tesla já admitiu. Por exemplo, que o ‘robotaxi’ será a concretização de uma mudança de estratégia da empresa, agora mais focada na IA e na robótica.
Por outro lado, outra questão que parece certa é a não utilização dos Model Y e Model 3 para o ‘robotaxi’ - que, de resto, Elon Musk designa agora por ‘Cybercab’. Apesar de estar a fazer testes nas ruas e estradas dos EUA com o Model 3, a Tesla deverá apostar num veículo específico para esse fim, ou adaptar um dos novos modelos que tem em desenvolvimento, como é o caso do Tesla Van.
Seja qual for a escolha, a verdade é que começam também a surgir imagens de um suposto veículo ‘robotaxi/’Cybercab’ camuflado, neste caso publicadas pela conta da Tesla Newswire no ‘X’.
A foto em causa carece de confirmação, mas o rumor tem como base o facto de este protótipo estar a circular nos estúdios da Warner Bros. em Los Angeles – exatamente o local onde a Tesla fará a sua apresentação no dia 10 de outubro.
De parte parece estar o chamado Model 2, um projeto de Tesla barato que poderia também ser aproveitado para o projeto do ‘Cybercab’, mas que terá ficado para segundo plano.
Início do serviço pode ainda estar longe
Numa reunião realizada no início desta semana, Elon Musk acabou por adensar mais as dúvidas em relação à disponibilidade do novo serviço do Tesla ‘Cybercab’.
De acordo com informações do site SupercarBlondie, numa resposta a um investidor Musk referiu que o serviço comercial não poderá começar antes de a função Full Self-Driving (FSD) estar disponível sem supervisão.
Ou seja, Musk coloca o desenvolvimento do ‘Cybercab’ dependente “dos avanços tecnológicos e das aprovações regulamentares” da tecnologia FSD o que, na prática, pressupõe o funcionamento integral do veículo sem condutor...
Em todo o caso, a Tesla confirma que pretende colocar os seus primeiros veículos com FSD na Europa e na China durante o primeiro trimestre de 2025, dependendo das aprovações legais respetivas. Mesmo com dúvidas sobre este prazo, o pipeline da Tesla ajuda a ‘balizar’ os timings de disponibilização da sua tecnologia de condução totalmente autónoma, algo fulcral para avançar com o ‘Cybercab’.