Há cerca de três meses, a Apple lançou a tão aguardada série iPhone 17. No entanto, que se desengane quem achava que a “família” já estava completa. Como aconteceu no ano passado, ainda falta lançar a versão mais "acessível" da série: o iPhone 17e. E quando falamos em "acessível", é importante colocar as devidas aspas, já que só o é por comparação ao resto da série. O iPhone 16e, por exemplo, foi lançado a partir dos 739€, o que não é propriamente barato.
Desta vez, os novos detalhes foram avançados pelo “leaker” Smart Pikachu, através da rede social Weibo. O próprio diz que o iPhone 17e está prestes a entrar em fase de produção massiva. Note-se que o “leaker” em questão é bastante popular no mercado e, por norma, é certeiro nas previsões que faz.
Quando será lançado?
Fica ainda por esclarecer em que proporções a Apple tem intenção de produzir o iPhone 17e. É de salientar que o iPhone 16e, a geração anterior, foi lançada no final de fevereiro de 2025. A avaliar pelo timing de início de produção em massa, é bem possível que a lógica se mantenha.
Fora a questão do timing de lançamento, também já vamos tendo uma ideia de alguns detalhes relacionados com este telemóvel. De acordo com a 9to5 Mac, o iPhone 17e vai contar com um ecrã de 6,1 polegadas.
Por outras palavras, a confirmar-se o tamanho, será um modelo bastante pequeno, ideal para quem não gosta de telemóveis grandes, como o Samsung Galaxy S25 Ultra ou o iPhone 17 Pro Max, por exemplo.
Em princípio, o iPhone 17e vai contar com um processador A19, o que não é propriamente uma surpresa. Estima-se também que não vá ter suporte para ProMotion e que tenha suporte para Mag Safe, assim como umas bordas mais finas do que o iPhone 16e.
O último detalhe que falta mencionar é a possibilidade de ter uma câmara frontal Center Stage, tal como o iPhone 17. Até que o lançamento aconteça, podes sempre encontrar à venda o iPhone 16e, nas habituais plataformas de venda.
