
O avanço da IA generativa no desenvolvimento de jogos acaba de atingir um novo patamar. Codex Mortis, um jogo no estilo Vampire Survivors, está a ser apresentado pelo seu criador como o primeiro jogo do mundo totalmente jogável criado 100% com IA. A demo já se encontra disponível na Steam.
Desenvolvido pelo criador conhecido como Crunchfest3, Codex Mortis foi construído ao longo de cerca de três meses sem recurso a uma game engine (software usado para criação de jogos) tradicional.
Segundo o próprio desenvolvedor, todo o código foi gerado com ferramentas de IA: TypeScript puro, com PIXI.js para renderização, bitECS no backend e Electron para a versão desktop. A programação foi feita com o Claude Code, enquanto a arte visual foi criada pelo ChatGPT e as animações são resultado de shaders também escritos por IA.
A Crunchfest assume um tom provocador ao promover o projeto. O trailer cinematográfico (também gerado por IA) mostra um feiticeiro a destruir um demónio rotulado como “anti-IA”, reforçando a proposta do estúdio de abraçar integralmente a tecnologia. O jogo descreve-se como “100% vibe-coded”, um termo que sublinha o uso intensivo de IA em todas as etapas do desenvolvimento.
O jogo aposta num loop clássico de sobrevivência com hordas de inimigos, combinando elementos de bullet hell e progressão automática. Em Codex Mortis, o jogador assume o papel de um necromante e pode criar diferentes construções a partir de cinco escolas de magia negra — Necromancia, Invocação, Magia de Sangue, Magia da Alma e Maldições — explorando sinergias entre feitiços e habilidades.
A demo inclui modo a solo e cooperativo local, além de um objetivo claro: recolher páginas antigas e derrotar o guardião do portal antes da chegada de um inimigo imortal.
Apesar da ambição, a alegação de ser o primeiro jogo totalmente criado por IA é difícil de verificar, como observa o PC Gamer. Isto porque já existiram diversas experiências semelhantes, sobretudo em jogos para navegador. Ainda assim, Codex Mortis destaca-se por chegar à Steam como um produto jogável e potencialmente comercial.
Seja visto como um marco tecnológico ou apenas como uma curiosidade experimental, Codex Mortis mostra até onde a IA já consegue ir quando usada como ferramenta central no desenvolvimento de jogos.
